Análise de Jogos em sites Educativos

  • Jefferson da Rosa Universidade Federal de Santa Catarina
  • Dulce Cruz Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo


Atualmente muitos professores gostariam de utilizar jogos digitais para contemplar temas trabalhados em sala de aula. Porém, encontram dificuldades tanto por não conhecerem os sites que oferecem jogos educativos quanto por não entenderem as principais características dos games oferecidos. Esta pesquisa tem como objetivo contribuir para uma melhor compreensão do conteúdo dos sites classificando os seus jogos de acordo com a sua mecânica, sendo ela um elemento determinante para a interação com o jogo, pois através dela o jogador realiza suas ações. Após uma análise descritiva dos sites e dos jogos educativos disponíveis foram encontradas quatro mecânicas mais comuns que implicam num modo específico de interação do jogador como jogo.

Referências

CAILLOIS, Roger. (1990) Os jogos e os Homens:A máscara e a vertigem. Lisboa: Edições Cotovia.

CALISTO A.; BARBOSA D.; SILVA C. (2010) Uma Análise Comparativa entre Jogos Educativos Visando a Criação de um Jogo para Educação Ambiental. XXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. João Pessoa: Sociedade Brasileira de Computação – SBC.

CHANDLER, Heather Maxwell. Manual de Produção de Jogos.Bookman. Porto Alegre, 2012.

HUIZINGA, J. (2010) Homo Ludens. São Paulo:Editora Perspectiva.

MEDEIROS, M., O.; SCHIMIGUEL, J. (2012) Uma Abordagem Para Avaliação De Jogos Educativos: Ênfase No Ensino Fundamental. XXIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Computação – SBC.

NOVAK, Jeannie.(2010)Desenvolvimento de Games. São Paulo: CengageLearning.

RAMOS, D. K.; CRUZ, D. M. (Org.) (2018). Jogos digitais em contextos educacionais. Curitiba: CRV.

SALEN, K. ZIMERMAN, E. (2012) Regras do Jogo. Fundamentos do Design de Jogos. São Paulo:Blucher.

SANTOS W. O.; NETO. S. R. S.; JUNIOR C. G. S.; BITTENCOURT I. I. (2015) Avaliação de Jogos Educativos: Uma Abordagem no Ensino de Matemática. XXVI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Maceió: Sociedade Brasileira de Computação – SBC.

SCHELL, Jesse. (2011) The Art of Game Design: A Book of Lenses. Elsevier Morgan Kaufman Publishers.

SCHUYTEMA, Paul. (2008) Design de games: uma abordagem prática. Cengage Learning.
Publicado
11/11/2019
Como Citar

Selecione um Formato
ROSA, Jefferson da; CRUZ, Dulce. Análise de Jogos em sites Educativos. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 25. , 2019, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 994-1003. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.994.