As Metodologias Ativas e o Ensino em Engenharia de Software: uma revisão sistemática da literatura

  • José Vinícius Lima Universidade de Pernambuco
  • Mozart de Melo Alves Júnior Centro Universitários CESMAC
  • Andres Moya Universidade de Pernambuco
  • Ricardo Almeida Universidade de Pernambuco
  • Patricia Anjos Universidade de Pernambuco
  • Maria Lencastre Universidade de Pernambuco
  • Roberta Andrade de Araújo Fagundes Fagundes Universidade de Pernambuco
  • Fernanda Alencar Universidade Federal de Pernambuco

Resumo


Um dos grandes desafios em Engenharia de Software é utilizar métodos eficazes de ensino e aprendizagem de modo que os conceitos teóricos sejam melhores abordados através de aplicações práticas. Neste sentido, esse trabalho apresenta uma revisão sistemática da literatura sobre a utilização das metodologias ativas no ensino em engenharia de software, sendo realizada no período de 2009 a 2019. Foram retornados 1720 estudos primários, dos quais 34 foram incluídos nesta revisão. Os resultados identificaram as dificuldades e os benefícios relatados, além dos métodos ativos de ensino mais utilizados.

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Publicado
11/11/2019
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LIMA, José Vinícius; ALVES JÚNIOR, Mozart de Melo; MOYA, Andres; ALMEIDA, Ricardo; ANJOS, Patricia; LENCASTRE, Maria; FAGUNDES, Roberta Andrade de Araújo Fagundes; ALENCAR, Fernanda. As Metodologias Ativas e o Ensino em Engenharia de Software: uma revisão sistemática da literatura. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 25. , 2019, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 1014-1023. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.1014.