Metodologias Ativas de Aprendizagem auxiliadas por Tecnologias Digitais como potencializadoras do Sistema Atencional
Resumo
Com o objetivo de investigar manifestações das funções do Sistema Atencional em estudantes de curso superior diante de processos educativos baseados em Metodologias Ativas e auxiliados por Tecnologias Digitais, este artigo apresenta projeto e definição de aporte teórico para realização da pesquisa, que ocorre por meio de estudo bibliográfico seguido de Pesquisa-ação. Os resultados mostram que as Metodologias Ativas, em especial, a Sala de Aula Invertida e o Design Thinking, apresentam-se como estratégia pedagógica para facilitar a manifestação do Sistema Atencional, e que tais intervenções têm maiores chances de sucesso quando são auxiliadas por Tecnologias Digitais.
Referências
Christensen, Clayton M., Horn, Michael B.; Staker, Heather. Blended - Usando A Inovação Disruptiva Para Aprimorar A Educação. São Paulo: Penso Editora, 2015.
Diesel, Aline; Baldez, Alda Leila Santos; Martins, Silvana Neumann. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Revista Thema, Pelotas, v. 14, n.1, p. 268-288, 2017.
Gil, Carlos António. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
Pozo, Juan Ignacio. Aprendizes e mestres: a nova cultura da aprendizagem. Trad. Ernani Rosa. Porto Alegre: Artmed. 2008.
Rocha, Julciane. Design Thinking na formação de professores: novos olhares para os desafios da educação. In:BACICH, Lilian; MORAN, José (Orgs.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso Editora, 2018.
Sternberg, Robert J. Psicologia Cognitiva. Trad. Roberto Cataldo Costa. 4 ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.