Tecnologias na Educação Básica uma Pesquisa Ação com Professores de uma Escola Pública Municipal
Resumo
Com a evolução das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), a educação sofreu mutações no ambiente escolar. Porém, poucos professores utilizam tais tecnologias em sua didática. Visando contribuir e dinamizar o processo de ensino-aprendizagem, o projeto EDUCATECH foi implantado numa escola pública municipal. Este trabalho analisa resultados de um questionário com abordagem quantitativa aplicado no decorrer do projeto. Os resultados apontam grande impacto positivo, visto que o aprendizado e ensino melhoraram de forma considerável na escola referida.
Referências
Dellos, R. (2015). "Kahoot! A digital game resource for learning". International Journal of Instructional Technology and Distance Learning, 12(4), 49-52.
García-Valcárcel, A. and Martín, A. H. (2013). "Las Tecnologías de la información y la comunicación en el contexto educativo actual". In: Recursos Tecnológicos para la enseñanza e innovación educativa Madrid: Sintesis.
Leite, W. S. S., and Ribeiro, C. A. N. (2012). "A inclusão das TICs na educação brasileira: problemas e desafios". Magis: Revista Internacional de Investigación en Educación. P. 173-187.
Marçal, E., Andrade, R. and Rios, R. (2005). Aprendizagem utilizando dispositivos móveis com sistemas de realidade virtual. RENOTE.
Neto, R. P. B., Santana, A. M., Rocha, D. P. and Souza, A. (2015). "Robótica na educação: uma revisão sistemática dos últimos 10 anos". In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE), p. 386.
Pacheco, J. A. (2001). Teoria curricular crítica: os dilemas (e contradições) dos educadores críticos. Revista Portuguesa de Educação, 14(1), 49-71.
Pires, S. M. (2009). As TIC no currículo escolar. EduSer - Revista de Educação. 1 (1).
Prata, C. L. (2005) "Gestão democrática e tecnologias de informática na educação pública: o ProInfo no Espírito Santo." (Doctoral dissertation, Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre).
Santaella, L. (2007) "Cultura das Mídias Revisitada". In: Linguagens líquidas na era damobilidade. São Paulo: Paulus.