Introdução a ciência da computação com computação desplugada no Ensino Fundamental II
Resumo
Este trabalho teve como foco o desenvolvimento de uma proposta metodológica baseada nos princípios e fundamentos da computação desplugada (CD), por meio das metodologias do livro Computer Science Unplugged, com o intuito de desenvolver atividades lúdicas relativas à ciência da computação, demonstrando que tais atividades podem ser executadas sem o uso do computador e ao ar livre.
Referências
Bell, T., Witten, I. e Fellows, M. (2011) "Computer Science Unplugged. Ensinando Ciência da Computação sem o uso do computador", Tradução coordenada por Luciano Porto Barreto.
Cunha, F. e Nascimento, C. (2018) "Uma Abordagem Baseada em Robótica e Computação Desplugada para Desenvolver o Pensamento Computacional na Educação Básica". In: Brazilian Symposium on Computers in Education (SBIE). p. 1845.
De Souza, I. e De Souza, L. (2013) "O uso da tecnologia como facilitadora da aprendizagem do aluno na escola". Revista Fórum Identidades.
De Souza, J. e Lopes, A. (2018) "Estimulando o pensamento computacional e o raciocínio lógico no ensino fundamental por meio da OBI e computação desplugada". In: Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE). p. 1893.
Rodrigues, S., Aranha, E. e Silva, T. (2018) "Computação Desplugada no Ensino de Programação: Uma Revisão Sistemática da Literatura". In: Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE). p. 417.
Rego, T. (2013) "Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação", Editora Vozes Limitada.
Wing, J. (2006) "Computational thinking. Communications of the ACM", v. 49, n. 3, p. 33-35.
Cunha, F. e Nascimento, C. (2018) "Uma Abordagem Baseada em Robótica e Computação Desplugada para Desenvolver o Pensamento Computacional na Educação Básica". In: Brazilian Symposium on Computers in Education (SBIE). p. 1845.
De Souza, I. e De Souza, L. (2013) "O uso da tecnologia como facilitadora da aprendizagem do aluno na escola". Revista Fórum Identidades.
De Souza, J. e Lopes, A. (2018) "Estimulando o pensamento computacional e o raciocínio lógico no ensino fundamental por meio da OBI e computação desplugada". In: Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE). p. 1893.
Rodrigues, S., Aranha, E. e Silva, T. (2018) "Computação Desplugada no Ensino de Programação: Uma Revisão Sistemática da Literatura". In: Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE). p. 417.
Rego, T. (2013) "Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação", Editora Vozes Limitada.
Wing, J. (2006) "Computational thinking. Communications of the ACM", v. 49, n. 3, p. 33-35.
Publicado
11/11/2019
Como Citar
SILVA, Francisco; GUIMARÃES, Kelinne; LAURENCE, Moisés.
Introdução a ciência da computação com computação desplugada no Ensino Fundamental II. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 25. , 2019, Brasília.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2019
.
p. 1059-1063.
DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.1059.