Metodologias ativas no ensino de prismas

  • Elisandra Picinin Universidade de Passo Fundo
  • Adriano Teixeira Universidade de Passo Fundo

Resumo


O presente trabalho é um resumo originado de pesquisa em andamento no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da UPF com apoio do Grupo de Pesquisa em Cultura Digital. Pretende-se pesquisar qual a influência das metodologias ativas e das tecnologias digitais para o desenvolvimento do conteúdo de prismas para alunos do Ensino Médio. O objetivo é explorar diferentes metodologias ativas com a utilização de Tecnologias Digitais, para o aprimoramento da capacidade de visualização do pensamento geométrico e com isso, identificar qual delas se mostra mais adequada para potencializar o pensamento geométrico.

Referências

ALMEIDA, M. E. B.; VALENTE, J. A. Currículo e contextos de aprendizagem: Integração entre o formal e o não-formal por meio de tecnologias digitais. Revista e-Curriculum (PUC-SP), v. 12, p. 1162-1188, 2014.

ARRUDA, Eucidio. Ciberprofessor: Novas Tecnologias, Ensino e Trabalho Docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

BACICH, Lilian; MORAN, José (Orgs.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso Editora, 2018.

FILLOS, L.M. O ensino da geometria: depoimentos de professores que fizeram história. [s.d.]. Disponível em: http://www.fae.ufmg.br/ebrapem/completos/05-11.pdf. Acesso em: 20/02/2019.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. São Paulo, Editora Paz e Terra, 2007.

KENSKI, VANI MOREIRA. Novas tecnologias: o redimensionamento do espaço e do tempo e os impactos no trabalho docente. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, Rio de Janeiro: n. 8, p. 58-71, maio/ago., 1998.

NOVAK, J. D.; GOWIN, D. B. Aprender a aprender. 2. ed. Lisboa: Plátano Edições Técnicas. 1999.

PONTE, JOÃO P. As novas tecnologias e a educação. Lisboa: Texto Editora, 1995.

RIBEIRO, Luis Roberto C. et al; Uma experiência com a PBL no ensino de engenharia sob a ótica dos alunos. São Paulo: COBENGE, 2003.

ROGERS, C. Liberdade para Aprender. Belo Horizonte: Ed. Interlivros, 1973.

VAN DE WALLE, J. A. Matemática no ensino fundamental: o pensamento e os conceitos geométricos. Tradução: Paulo Henrique Colonese. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, p. 438-384. 2009.
Publicado
11/11/2019
Como Citar

Selecione um Formato
PICININ, Elisandra; TEIXEIRA, Adriano. Metodologias ativas no ensino de prismas. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 25. , 2019, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 1064-1068. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.1064.