Robótica Sustentável: Explorando a criatividade e a conscientização ambiental no Ensino Fundamental

  • Dayane de Souza Universidade do Estado do Amazonas
  • Genarde Trindade Universidade do Estado do Amazonas
  • Luiz Sérgio Barbosa Universidade do Estado do Amazonas

Resumo


A Robótica Sustentável permite que estudantes possam elaborar hipóteses, investigar soluções, estabelecer relações e tirar conclusões. A utilização de lixo eletrônico e materiais reciclados na construção de protótipos de robôs visam não só baratear os custos, mas também é uma alternativa para reciclagem desses resíduos que seriam descartados muitas das vezes de forma incorreta no meio ambiente. Assim, esta pesquisa apresenta a proposta de implementação de atividades de Robótica Sustentável em uma escola pública de Ensino Fundamental. Espera-se explorar a criatividade dos estudantes, o trabalho cooperativo e a importância da conscientização ambiental.

Referências

Albuquerque, M. F. A. et al. (2017). Robô Eco-Sustentável para aplicação em robótica educativa utilizando lixo tecnológico. Caderno de Graduação-Ciências Exatas e Tecnológicas-UNIT-ALAGOAS.

Almeida, T.; Netto, J. F.; Custódio, T. (2017). Desenvolvimento e Configuração de Cenários de Robótica para Fomentar a Aprendizagem de Programação aos Alunos do Ensino Fundamental. In: Anais do Workshop de Informática na Escola.

Avila, C. et al. (2017). Programação e robótica na escola: aplicação de roteiros e instrumentos avaliativos em um projeto piloto. In: Anais do Workshop de Informática na Escola.

Bogarim, C. A. C. et al. (2015). Laboratório de Robótica Sustentável (LarPP Sustentável). VI Escola Regional de Informática, Coxim-MT.

Bogarim, C. A. C.; Larrea, A. A.; Ghinozzi, G. G. (2015). Larpp Sustentável e seu Auxílio na Educação Ambiental nas Escolas e Comunidade de Ponta Porã. In: II Congresso Nacional de Educação, Campina Grande-PB.

Costa, T. et al. (2017). O Ensino de Linguagem de Programação na Educação Básica Através da Robótica Educacional: Práticas e a Interdisciplinaridade. In: Anais do Workshop de Informática na Escola.

Dias, J.; Abdalla, D.; Saba, H. (2017). Clube de Robótica: autonomia e protagonismo juvenil por meio de atividade complementar na escola. In: Anais do Workshop de Informática na Escola.

Santos, I.; Medeiros, L. F. (2017). Robótica com Materiais Recicláveis e a Aprendizagem Significativa no Ensino da Matemática: Estudo Experimental no Ensino Fundamental. In: Anais do Workshop de Informática na Escola.

Silva, J. et al. (2018). Storytelling e Robótica Educacional: a construção de carros robôs com Arduino e materiais recicláveis. In: Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE).

Vieira, V.; Costa, A.; Gadelha, B. (2018). Comparando as opiniões do professor e seus alunos sobre o uso de um laboratório virtual de robótica: um relato de experiência. In: Anais do Workshop de Informática na Escola.
Publicado
11/11/2019
Como Citar

Selecione um Formato
SOUZA, Dayane de; TRINDADE, Genarde; BARBOSA, Luiz Sérgio. Robótica Sustentável: Explorando a criatividade e a conscientização ambiental no Ensino Fundamental. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 25. , 2019, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 1069-1073. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.1069.