Integração da Teoria e da Prática: Um relato de Experiência de uma Oficina sobre Pensamento Computacional com Base na Psicologia Educacional

  • Amanda Maria Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Gabriel Barreto Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Dennys Leite Maia Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo


Este artigo apresenta um relato de experiência sobre a utilização do Scratch em contexto de sala de aula. Para o desenvolvimento do trabalho foi realizada uma experiência de aula em formato de oficina utilizando a ferramenta Scratch com crianças na faixa etária dos 8 aos 11 anos. Foram utilizados conceitos da psicologia educacional, a partir dos estudos de Piaget e Papert, para nortear as escolhas metodológicas e a análise dessa experiência.

Referências

Guarda, G.; Goulart, I. (2018). "Jogos Lúdicos sob a ótica do Pensamento Computacional: Experiências do Projeto Logicamente". In: Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE. p. 486.

Mattos, M. et al. (2018). "Uma pesquisa-ação sobre o desenvolvimento do pensamento computacional com crianças". In: Workshop de Informática na Escola. p. 421.

Papert, S. (1986). "Constructionism: A New Opportunity for Elementary Science Education". Media Laboratory - MIT, Cambridge, Massachusetts.

Piaget, J. "A construção do conhecimento". (1987). São Paulo: Secretaria de Estado da Educação. Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas.

Soares, L.; Cavalcanti, E. R. (2018). "Avaliação do Estado de Fluxo e do Aprendizado em Atividades Desplugadas no Ensino do Pensamento Computacional com Estudantes do Ensino Médio". In: Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na EducaçãoSBIE. p. 1746.

Sousa, B. et al. (2018). "Robótica Educacional e Computação Desplugada: Experiência em Oficinas para Calouros". In: Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação. p. 540.
Publicado
11/11/2019
Como Citar

Selecione um Formato
OLIVEIRA, Amanda Maria; BARRETO, Gabriel; MAIA, Dennys Leite. Integração da Teoria e da Prática: Um relato de Experiência de uma Oficina sobre Pensamento Computacional com Base na Psicologia Educacional. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 25. , 2019, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 1074-1078. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.1074.