Utilização do PBL para o acompanhamento na aprendizagem de SCRUM

  • Carlos Henrique Bezerra de Macedo Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Sarah Sotero UPF
  • Danieli Silva de Souza Rabelo Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Ricardo Valentim Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo


Este estudo relata a eficiência de processos de aprendizagem, tendo como pilar a metodologia Problem Based Learning(PBL), ou Aprendizado Baseado em Problemas (ABP) aplicada ao Scrum, que é utilizada em gestão e planejamento de projetos de softwares complexos e difere do sistema tradicional de gerenciamento. Ambos adotados pela Escola de Programação, aprofundando-se em como o PBL atrelado à aprendizagem de Scrum pode ser eficiente em aumentar o desempenho dos alunos. Palavras-chave: PBL, ABP, Scrum, metodologia, eficiente.

Referências

SOUZA, Denise; VERGOTTINI, Viviane; BERNINI, Denise Simões Dupont. Educação dos tempos modernos através da aprendizagem colaborativa: uma abordagem sobre EDUSCRUM. Anais do Xxix Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (sbie 2018), [s.l.], p.51-60, 28 out. 2018. Brazilian Computer Society (Sociedade Brasileira de Computação - SBC). http://dx.doi.org/10.5753/cbie.sbie.2018.51.

CARVALHO, Bernardo Vasconcelos de; MELLO, Carlos Henrique Pereira.

Aplicação do método ágil scrum no desenvolvimento de produtos de software em uma pequena empresa de base tecnológica. Gest. Prod., São Carlos, V. 19, N. 3, P. 557-573, 2012, Itajubá, Mg, Brasil, v. 19, n. 3, p.557-573, 20 abr. 2012.

http://lagarto.ufs.br/uploads/content_attach/path/11327/metodologia_da_abp_0.pdf
Publicado
11/11/2019
Como Citar

Selecione um Formato
MACEDO, Carlos Henrique Bezerra de; SOTERO, Sarah; RABELO, Danieli Silva de Souza; VALENTIM, Ricardo. Utilização do PBL para o acompanhamento na aprendizagem de SCRUM. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA, 25. , 2019, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 1079-1083. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.1079.