Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem para Matemática: uma Revisão Sistemática de Literatura
Resumo
O ensino e aprendizagem de Matemática ainda é um grande desafio para educação brasileira. Os Objetos de Aprendizagem (OA) se tornaram uma alternativa para o auxílio dos professores nesta tarefa. Este artigo consiste em uma Revisão Sistemática de Literatura sobre os artigos publicados quanto ao experiências de uso e desenvolvimento de OAs para Matemática. 46 artigos foram selecionados, dos quais foram catalogados por Unidade temática e etapas da Educação Básica. Resultando em uma carência de artigos com a temática de Probabilidade e Estatística, assim como, OAs com público-alvo definido para Educação Infantil.
Referências
Brasil. (2018) Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. "Base nacional comum curricular." Brasília, DF. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/#/site/inicio>. Acesso em: jun. 2019.
Kitchenham, B. Brereton O. P., Budgen, D. Turner, M. Bailey, J. Linkman, S. (2009) "Systematic literature review in software engineering - A systematic literature review". Durham, UK, Information and Software Tecnology.
Muller, M. K.; Gonçalves, N. S.; Moraes, M. (2015). "Números fracionários - algumas ideias". In: Anais do CBIE 2015. Maceió, SBC. p.163-168.
Oliveira, A.; Silva, A.; Costa, C.; Maia, D. (2017). "Levantamento e Catalogação de Objetos de Aprendizagem para Matemática para Atualização de um Repositório". In: Anais do Ctrl+E 2017. Mamanguape, PB: CEUR-WS. v. 1877. p. 47-58.
Oliveira, A.; Batista, S.; Oliveira, N.; Maia, D. "XYZ: Uma Plataforma para Inovação e Colaboração na Prática Docente". In: Anais do WCBIE 2018. Fortaleza: SBC. p.156-163.
Rolkouski, E. e Vianna, C. R. (2015) "Educação Matemática: pesquisas e possibilidades" , Curitiba, Editora UTFPR.
Wiley, D. A. "Learning Object Design and Sequencing Theory", Ph. D dissertation, Provo, Utah, Brigham Young University.