Seminário como estratégia pedagógica para o estudo das ferramentas de suporte ao Teste de Software

  • Naiara Neves Senai Cimatec
  • Graci da Encarnação Colégio Estadual Plataforma

Resumo


O Teste de Software é uma das atividades que buscam contribuir para a melhoria da qualidade do software e, neste contexto há a necessidade de aprender sobre Teste de Software. Este artigo descreve a experiência durante o Seminário de Ferramentas de Suporte ao Teste de Software com os estudantes do Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas e em Informática de uma instituição de ensino particular em Salvador/Bahia. Para a coleta de dados utilizou-se técnicas como: observação, entrevista semiestruturada e questionário. As atividades contribuíram para o aprimoramento do know-how em Testes de Software.

Referências

Albano, E. L. (2012). Planejamento, Construção e Avaliação de Objetos de Aprendizagem para Apoio ao Ensino de Teste de Software. Qualificação de Mestrado – Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2012.

Benitti, F. B. V. ; Albano, E. L. . Teste de Software: o que e como é ensinado?. In: WEI XX Workshop sobre Educação em Computação, 2012, Curitiba-PR. WEI - XX Workshop sobre Educação em Computação, 2012.

Benitti, F.B.V. Avaliando Objetos de Aprendizagem para o Ensino de Teste de Software. In: Nuevas Ideas en Informática Educativa TISE, 2015, Chile.

Gil, A. C. (1999) Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo: Atlas.

Pressman, Roger S. Engenharia de software. São Paulo: Makron Books, 2006.

Somerville, I. Engenharia de Software. 8. ed. São Paulo: Addison-Wesley Brasil, 2007.

Veiga, I. P. A. O seminário como técnica de ensino socializado. (2008). In: VEIGA, Ilma. Passos Alencastro (Org). Técnicas de ensino: por que não? 19ª ed. Campinas: Papirus.
Publicado
11/11/2019
Como Citar

Selecione um Formato
NEVES, Naiara; ENCARNAÇÃO, Graci da. Seminário como estratégia pedagógica para o estudo das ferramentas de suporte ao Teste de Software. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA, 25. , 2019, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 1089-1093. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.1089.