Criptografia e Segurança Web: um relato de experiência do ensino de conceitos computacionais para crianças

  • Guilherme Rodrigues Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Brasília
  • Rafael Braga Instituto Federal de Brasília
  • Thiago Amorim Instituto Federal de Brasília

Resumo


Este artigo trata sobre a experiência de ensino de computação para crianças de duas escolas de ensino fundamental do Distrito Federal no ano de 2018, realizados a partir da disciplina de Práticas II. Com o objetivo de desenvolver habilidades computacionais. Foram ofertados dois cursos: Segurança WEB e Criptografia. Tendo como metodologias a Computação Plugada e Desplugada. Os resultados permitem afirmar que o uso de diferentes estratégias para explicação dos conteúdos permitiram o desenvolvimento maior dos alunos no processo de aprendizado.

Referências

BORDINI et al. Computação na educação básica no Brasil: estado da arte. Rev. Inform. Teor. Apl. (Online), Porto Alegre, v. 23, n. 2, p. 210-238, novembro/2016.

CASTRO, C. S.; VILARIM, G. de O. Licenciatura em Computação no cenário nacional: embates, institucionalização e o nascimento de um novo curso. Revista Espaço Acadêmico, n. 148, set/2013.
Publicado
11/11/2019
Como Citar

Selecione um Formato
RODRIGUES, Guilherme; BRAGA, Rafael; AMORIM, Thiago. Criptografia e Segurança Web: um relato de experiência do ensino de conceitos computacionais para crianças. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 25. , 2019, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 1099-1103. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.1099.