Uso do Git e Trello para Produção Colaborativa de um Material Didático em LaTeX
Resumo
O presente artigo descreve um relato de experiência acerca do uso das ferramentas tecnológicas Git, Trello e LaTeX para a produção de um material didático para a disciplina de Matemática Elementar (ME), que faz parte do curso de XXX da Universidade YYY. Será explicado como se deu a integração entre as ferramentas, com ênfase no aspecto colaborativo de sua utilização. Com isso, pretende-se apresentar possíveis serventias dessas tecnologias num contexto colaborativo de produção de textos de ensino.
Referências
Henningsen, A. (2007). Tools for collaborative writing of scientific latex documents. The PracTEX Journal, 3(1).
Ram, K. (2013). Git can facilitate greater reproducibility and increased transparency in science. Source code for biology and medicine, 8(1):7.
Schwaber, K. (2004). Agile Project Management with Scrum. Developer Best Practices. Microsoft Press, 1 edition.
Souza, D., Vergottini, V., e Bernini, D. (2018). Educação dos tempos modernos através da aprendizagem colaborativa: uma abordagem sobre eduscrum. Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE), 29(1):51.
STOPA, G. R. e RACHID, C. L. (2019). Scrum: Metodologia ágil como ferramenta de gerenciamento de projetos. CES Revista, 33(1):302–323.
The LaTeX Project (1994). An introduction to latex. Disponível em: https://www. latex-project.org/about/. Acesso em: 07 de jul. de 2019.