Recomendação de Aplicativos Educacionais Mediada por Interfaces Conversacionais

  • Cristina Paludo Santos URI
  • Laiana Andrade Roland URI
  • Denilson da Silva URI

Resumo


Este artigo descreve os esforços direcionados para ensejar atividades de aprendizagem utilizando um agente conversacional nomeado Dory. O chatbot tem como foco a recomendação de aplicativos educacionais relacionados às matérias escolares do currículo base visando complementar a formação dos estudantes. Professores do ensino fundamental participaram do processo de ideação, principalmente nas atividades que envolveram a avaliação/seleção dos aplicativos a serem recomendados. Um estudo de caso foi realizado com a participação de alunos do 6º e 7º anos. A análise qualitativa realizada evidenciou o potencial de aplicabilidade de chatbot no contexto em questão.

Referências

Benotti, L.; Martinez, M.C.; Schapachnik, F. Engaging High School Students Using Chatbots. ITICSE, Sweden, 2014.

Bii, P. Chatbot technology: A possible means of unlocking student potential to learn how to learn. Educational Research, v.4, International Research Journals, p. 218-221, 2013.

Buccini, M. B. P. R. Introdução ao Design Experiencial. 1. ed. Recife: Edição do Autor, 2008.

Lopes, Patrícia SM et al. A survey of recent developments in management cognitive neuroscience and machine learning in educational environment. In: 13th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI). IEEE, 2018.

Morais, Ceres G.B. et al. Donuts: um bot como instrumento facilitador do processo de ensino-aprendizagem na disciplina "Construção de Algoritmos". Revista Eletrônica Argentina-Brasil de Tecnologias da Informação e da Comunicação, [S.l.], v. 1, n. 7, ago. 2017

Paschoal, Leo Natan; CHICON, Patricia M. Mozzaquatro; FALKEMBACH, Gilse Antoninha Morgental. Concepção, Implementação e Avaliação de um Agente Conversacional com Suporte à Aprendizagem Ubíqua. RENOTE, v. 15, n. 1, 2017.

Raabe, A. L. A., Jesus, E. A., Hodecker, A., Pelz, F. Avaliação do feedback gerado por um Corretor Automático de Algoritmos. In. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), 2015, Maceió. Anais do SBIE 2015. p. 358-366

Sgobbi, F.; et al., "Mundo virtual 3D e Internet das Coisas para motivar mudança de comportamento saudável". Revista Iberoamericana de Educación en Tecnología y Tecnología en Educación. N°19, 2017, pp 7-15.
Publicado
11/11/2019
Como Citar

Selecione um Formato
SANTOS, Cristina Paludo; ROLAND, Laiana Andrade; SILVA, Denilson da. Recomendação de Aplicativos Educacionais Mediada por Interfaces Conversacionais. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA, 25. , 2019, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 1119-1123. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.1119.