Ferramenta para Mediação do Processo de Desenvolvimento do Pensamento Algorítmico contemplando Preceitos de Acessibilidade
Resumo
Este artigo apresenta a ferramenta CCEduc, que visa apoiar o processo de desenvolvimento do pensamento algorítmico e concretizar princípios de equidade promovendo espaços de mediação para interagentes cegos. Projetada em sintonia com os princípios de acessibilidade pretende-se, com este artigo, apresentar as estratégias implementadas na modelagem da ferramenta para potencializar o seu uso na construção do conhecimento e promover práticas de mediação tecnológica para a inclusão.
Referências
Baranaukas, Maria Cecília C.; Mantoan, Maria Teresa Eglér. Acessibilidade em ambientes educacionais: para além das guidelines. Educação Temática Digital, v. 2, n. 2, p. 13, 2012.
Costa, António Pedro; Da Costa, Estela Barreto. Contributos para o Desenvolvimento de Software Educativo tendo por base Processos Centrados no Utilizador. Em Teia| Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana-ISSN: 2177-9309, v. 4, n. 2, 2013.
Lima, Igor et al. SpaceEduc: Uma Proposta para Estimular a Aprendizagem de Alunos Portadores de Necessidades Educacionais Especiais. In: Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE). 2017. p. 1751.
McCabe, Thomas J. (1976). A Complexity Measure. Department of Defense, National Security Agency – EUA.
Resnick, M. Brennan (2012). New frameworks for studying and assessing the development of computational thinking. American Educational Research Association meeting. Vancouver – BC – Canadá.
Rodriguez, Carla et al. Met@ Aprendiz@ gem: estratégias metacognitivas e recursos pedagógicos para apoiar a construção do pensamento lógico. In: Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE). 2017. p. 1775.
Savi, Rafael; De Souza, Caroline Battistello Cavalheiro. Design centrado no usuário e o projeto de soluções educacionais. Revista E-Tech: Tecnologias para Competitividade Industrial-ISSN-1983-1838, p. 33-52, 2015.
Sonza, Andréa Poletto; Santarosa, Lucila; Conforto, Débora. Ambientes Virtuais Acessíveis sob a perspectiva de usuários deficientes visuais. In: Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE). 2008. p. 74-83.
Souza, Draylson Micael; Da Silva Batista, Marisa Helena; Barbosa, Ellen Francine. Problemas e Dificuldades no Ensino e na Aprendizagem de Programação: Um Mapeamento Sistemático. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 24, n. 1, 2016.
Wing, J. Computational thinking benefits society. 40th Anniversary Blog of Social Issues in Computing, v. 2014, 2014.