Pensamento Computacional em Atividades de Robótica Pedagógica Livre no Ensino Médio

  • Anderson Gusmão UFRPE
  • Rozelma França UFRPE

Resumo


Baseado no construcionismo, neste trabalho é descrito um relato de experiência de exploração do pensamento computacional por meio da Robótica Pedagógica Livre em uma escola pública estadual de Pernambuco. Esta vivência apresenta-se como uma possibilidade metodológica para construção de conhecimentos de Computação, atrelado a conteúdos curriculares, na educação básica. Mais que desenvolver e aprimorar habilidades de pensamento algorítmico, são considerados aspectos sociais na produção do conhecimento e na relação com os estudantes. Ao longo do texto, as atividades realizadas são sumarizadas, assim como seus resultados.

Referências

Bombasar, J. R., Santiago, R., Miranda, E. M., Raabe, A. L. A. (2015). "Ferramentas para o Ensino-Aprendizagem do Pensamento Computacional: onde está Alan Turing?". In: Anais do XXVI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.

César, D. R. (2013). Robótica pedagógica livre: uma alternativa metodológica para a emancipação sociodigital e a democratização do conhecimento. Tese de Doutorado. UFBA.

França, R. S., Silva, W. C., & Amaral, H. J. C. (2013). "Computino: um jogo destinado à = aprendizagem de Números Binários para estudantes da educação básica". In: Anais do XXI Workshop sobre Educação em Computação.

Papert, Seymour. (2008) A Máquina das Crianças: repensando a escola na era da informática. Porto Alegre: Artmed.

Wing, J. M. (2006). Computational thinking. Communications of the ACM, 49(3), 33-35
Publicado
11/11/2019
Como Citar

Selecione um Formato
GUSMÃO, Anderson; FRANÇA, Rozelma. Pensamento Computacional em Atividades de Robótica Pedagógica Livre no Ensino Médio. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 25. , 2019, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 1129-1133. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.1129.