Pensamento Computacional em Atividades de Robótica Pedagógica Livre no Ensino Médio
Resumo
Baseado no construcionismo, neste trabalho é descrito um relato de experiência de exploração do pensamento computacional por meio da Robótica Pedagógica Livre em uma escola pública estadual de Pernambuco. Esta vivência apresenta-se como uma possibilidade metodológica para construção de conhecimentos de Computação, atrelado a conteúdos curriculares, na educação básica. Mais que desenvolver e aprimorar habilidades de pensamento algorítmico, são considerados aspectos sociais na produção do conhecimento e na relação com os estudantes. Ao longo do texto, as atividades realizadas são sumarizadas, assim como seus resultados.
Referências
César, D. R. (2013). Robótica pedagógica livre: uma alternativa metodológica para a emancipação sociodigital e a democratização do conhecimento. Tese de Doutorado. UFBA.
França, R. S., Silva, W. C., & Amaral, H. J. C. (2013). "Computino: um jogo destinado à = aprendizagem de Números Binários para estudantes da educação básica". In: Anais do XXI Workshop sobre Educação em Computação.
Papert, Seymour. (2008) A Máquina das Crianças: repensando a escola na era da informática. Porto Alegre: Artmed.
Wing, J. M. (2006). Computational thinking. Communications of the ACM, 49(3), 33-35