Pensamento Computacional em Atividades de Robótica Pedagógica Livre no Ensino Médio

  • Anderson Gusmão UFRPE
  • Rozelma França UFRPE

Resumo


Baseado no construcionismo, neste trabalho é descrito um relato de experiência de exploração do pensamento computacional por meio da Robótica Pedagógica Livre em uma escola pública estadual de Pernambuco. Esta vivência apresenta-se como uma possibilidade metodológica para construção de conhecimentos de Computação, atrelado a conteúdos curriculares, na educação básica. Mais que desenvolver e aprimorar habilidades de pensamento algorítmico, são considerados aspectos sociais na produção do conhecimento e na relação com os estudantes. Ao longo do texto, as atividades realizadas são sumarizadas, assim como seus resultados.

Referências

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Publicado
11/11/2019
GUSMÃO, Anderson; FRANÇA, Rozelma. Pensamento Computacional em Atividades de Robótica Pedagógica Livre no Ensino Médio. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 25. , 2019, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 1129-1133. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.1129.