Análise Sistemática de Utilização de Softwares Educacionais em Biologia no Ensino Médio

  • Tatiane Barbosa Universidade do Estado do Amazonas
  • Almir Costa Junior Universidade do Estado do Amazonas

Resumo


Softwares Educacionais são utilizados em diversos contextos hoje em dia, mais ainda em escolas e universidades. Neste contexto, este artigo apresenta uma revisão sistemática da literatura em torno do uso de Softwares Educacionais na disciplina de Biologia, identificando artigos em português nos períodos de 2014 até 2018. Com foco no público alvo do ensino médio foi possível identificar os contextos, motivações comumente envolvidas no ensino-aprendizagem e razões por atratividade. Quanto aos tipos de avaliações, também foi observado, os pontos que indicam o seu uso para a trabalho associado ao tradicional e de maior envolvimento em relação à disciplina.

Referências

Adolfo, M. D. S., Machado, D. and Warpechowski, M. (2017). "Ensino e Aprendizagem de Biologia no Ensino Médio através da Informática Educativa". In Anais do Workshop de Informática na Escola. http://www.brie.org/pub/index.php/wie/article/view/7279, Maio.

Albuquerque, I. C. S. D, Coelho, J. F. R. and Antunes, J. P. L., et al. (2015). "Construção de um dicionário virtual para incremento do aprendizado de Biologia no ensino propedêutico". Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 23, n. 03, p. 131.

Alcântara, N. R. D and Filho, A. V. D. M. (2015). "Elaboração e utilização de um aplicativo como ferramenta no ensino de bioquímica: carboidratos, lipídios, proteínas e ácidos nucleicos". Revista de Ensino de Bioquímica, v. 13, n. 3, p. 54–72.

Borges, G. de A. (2017). "Evolução De Um Videogame Educacional Na Área De Fisiologia Humana". Anais Seminário de Iniciação Científica, v. 0, n. 21.

Filho, C. B. L. and Filho, J. A. de C. (2016). "Análise de uma Proposta Metodológica para Uso das Tecnologias Digitais no Ambiente Escolar". In Anais do Workshop de Informática na Escola. http://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/6849, Maio.

Kitchenham, B. and Charters, S. (2007). Guidelines for performing Systematic Literature Reviews in Software Engineering. 2.3 ed. Durham.

Lassen, R. S. (2014). "Uso de softwares no processo de ensino e aprendizagem de biologia no ensino médio da Escola Estadual Padre Gonzales". UFSM.

Machado, E. F., Miquelin, A. F. and Gonçalves, M. B. (2018). "A modelagem molecular como mediadora da aprendizagem da estrutura e da função da molécula de DNA". Renote, v. 15, n. 2.

Nascimento, L. M. C. T. and Garcia, L. A.M. (2014). "Promovendo o protagonismo juvenil por meio de blogs e outras redes sociais no Ensino de Biologia". Renote, v. 12, n. 1.

Rocha, J. C. T., Demuner, L., Nobre, A. M. and Nunes, V. B. (2018). "Tic No EnsinoAprendizagem Do Ciclo Da Água: Uma Proposta Transversal No Ensino Médio". Renote, v. 16, n. 1.

Santos, A. C. dos, Nicolete, P. C., Mattiola, N. and Silva, J. B Da. (2018). "Ensino Híbrido: Relato de Experiência sobre o uso de AVEA em uma proposta de Sala de Aula Invertida para o Ensino Médio". Renote, v. 15, n. 2.
Publicado
11/11/2019
BARBOSA, Tatiane; COSTA JUNIOR, Almir. Análise Sistemática de Utilização de Softwares Educacionais em Biologia no Ensino Médio. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 25. , 2019, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 1144-1148. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.1144.