A Disciplina de Calculo Diferencial e Integral: uma fábrica de jogos
Resumo
Muitos pesquisadores da área educacional defendem que a utilização da tecnologia na educação pode despertar um interesse e motivar os alunos devido a sua interação, o seu potencial de proporcionar um autoconhecimento e o aspecto lúdico que se apresenta em algumas ferramentas, caso dos jogos digitais. Logo, apresenta-se neste trabalho uma metodologia implantada no curso de Jogos Digitais da Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo, Fatec/Ourinhos, e que tem por objetivo abordar conteúdos da Matemática que interferem de modo direto na aquisição de novos conhecimentos no curso de Cálculo Diferencial e Integral, contando com a interdisciplinaridade de outras disciplinas, como as de Sistemas Operacionais e Tecnologia de Redes.
Referências
Borba, M.; Penteado, M. G. (2001). Informática e educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica.
Brasil. (1997). Parâmetros curriculares nacionais: matemática. Secretária de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF.
Cox, K. K. (2003). Informática na Educação Escolar. Autores Associados.
Kishimoto, T. M. (1993). Jogos tradicionais infantis: o jogo, a criança e a educação. Petrópolis: Vozes.