Criação de Jogos Educacionais para apoiar o Ensino da Matemática: um Estudo de Caso no Contexto da Educação 4.0

  • Deivid Eive dos Santos Silva Universidade Federal do Paraná
  • Marialina Corrêa Sobrinho Universidade Federal do Oeste do Pará
  • Natasha Valentim Universidade Federal do Paraná

Resumo


Os profissionais de hoje precisam ser capacitados para superar as atividades repetitivas. Assim, cabe à escola promover situações que possibilitem aos estudantes desenvolver as competências e habilidades que são requeridas no século XXI. Esta prática redefine a Educação, conhecida como Educação 4.0. Neste contexto, esse artigo apresenta um estudo de caso que teve o objetivo de desenvolver o pensamento computacional por meio da criação de jogos educativos, tendo a Matemática como disciplina de apoio. Com a pesquisa desenvolvida, foi percebido que o ensino da computação por meio da criação de jogos é interessante para a aprendizagem, pois instiga a curiosidade do aluno e melhora a formação escolar.

Referências

Aono, A. H., Silva, H. R. V., Musa, D. L., Pereira, V. A., Almeida, J. G. (2017). A Utilização do Scratch como Ferramenta no Ensino de Pensamento Computacional para Crianças. In: Workshop sobre Educação em Computação, 2017, São Paulo. Anais do CSBC, 2017.

BNCC. (2017). Base Nacional Comum Curricular - BNCC. Brasília: MEC. Disponível em: <http://download.basenacionalcomum.mec.gov.br/>. Acesso em: 15 mar. 2019.

Grigoreanu, V., Fernandez, R., Inkpen, K., Robertson, G. (2009). What Designers Want: Needs of Interactive Application Designers. In IEEE Symposium on Visual Languages and Human-Centric Computing, pp. 139-146.

Oliveira, T. M., Monteiro, W. M., Oliveira, F. C. S., Martins, D. J. S., Silva, A. L. L. (2017). Ensino de Raciocínio Lógico e Computação para Crianças: Experiências, In: Workshop sobre Educação em Computação, 2017, São Paulo. Anais do CSBC, 2017.

Papert, S. A. (1994). Máquina das Crianças: Repensando a Escola na Era da Informática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

Puncreobutr, P. (2016). Education 4.0: New Challenge of Learning. In St. Theresa Journal of Humanities and Social Sciences, v. 2, pp. 92-97.

Resnick, M. (2007). All I Really Need to Know (About Creative Thinking) I Learned (By Studying How Children Learn) in Kindergarten. ACM Creativity & Cognition conference, Washington DC, 2007.

Resnick, M. (2019). The Next Generation of Scratch Teaches More Than Coding. EdSurge, 2019.
Publicado
11/11/2019
Como Citar

Selecione um Formato
SILVA, Deivid Eive dos Santos; SOBRINHO, Marialina Corrêa; VALENTIM, Natasha. Criação de Jogos Educacionais para apoiar o Ensino da Matemática: um Estudo de Caso no Contexto da Educação 4.0. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA, 25. , 2019, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 1179-1183. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.1179.