Desenvolvimento de Aplicativo Móvel para Monitoramento da Aptidão Física de Escolares do Ensino Fundamental

  • Maria D'Arienzo Universidade de Passo Fundo
  • Fernanda Aparecida da Silva Universidade de Passo Fundo
  • Diego Parizotto Universidade de Passo Fundo
  • Adriano Teixeira Universidade de Passo Fundo

Resumo


Este trabalho descreve o desenvolvimento de um aplicativo móvel gamificado para a avaliação e o acompanhamento da aptidão física de estudantes no componente curricular Educação Física do Ensino Fundamental. Neste artigo, apresenta-se, o contexto contemporâneo do século XXI, os índices de obesidade da OMS e do IBGE, além de dados da inatividade física e o papel da escola e do educador físico na reversão desse comportamento. Apresenta-se as interfaces do aplicativo Move Your Body. Tem-se como desfecho que ferramentas digitais podem possibilitar um feedback em tempo real dos escolares e um melhor acompanhamento do desenvolvimento da aptidão física e para a ampliação do engajamento nas aulas de Educação Física.

Referências

CETIC. (2017) "TIC Kids Online Brasil [livro eletrônico]": pesquisa sobre o uso da internet por crianças e adolescentes no Brasil 2016. ICT Kids Online Brazil: survey on Internet use by children in Brazil 2016 / Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil. 3.700 Kb; PDF.

GAYA, Adroaldo; GAYA, Anelise. (2016) "Projeto Esporte Brasil": manual de testes e avaliação. Porto Alegre: UFRGS, 2016. Disponível em: https://www.ufrgs.br/proesp/arquivos/manual-proesp-br.pdf. Acesso em: 01 jul. 2019.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (2010) "Pesquisa de Orçamentos Familiares 2008-2009 – POF". Rio de Janeiro.

ORGANIZACIÓN MUNDIAL DE LA SALUD. (2017) "La obesidad entre los niños y los adolescentes se ha multiplicado por 10 en los cuatro últimos decênios". Disponível em: http://new.who.int/es/news-room/detail/11-10-2017-tenfold-increase-in-childhood-and-adolescent-obesity-in-four-decades-new-study-by-imperial-college-london-and-who. Acesso em: 01 jul 2019.

SCHWARTZ, Gilson. (2014) "Brinco, logo aprendo": educação, videogames e moralidades pós-modernas. São Paulo: Paulus.
Publicado
11/11/2019
D'ARIENZO, Maria; SILVA, Fernanda Aparecida da; PARIZOTTO, Diego; TEIXEIRA, Adriano. Desenvolvimento de Aplicativo Móvel para Monitoramento da Aptidão Física de Escolares do Ensino Fundamental. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 25. , 2019, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 1189-1193. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.1189.