Extensão Universitária: uma experiência com ensino de programação para crianças

  • Alexandre Rosa Universidade Federal do Paraná
  • Camilla Nakoneczny Universidade Federal do Paraná
  • Claisa Lubke Universidade Federal do Paraná
  • Gabriel Igarashi Universidade Federal do Paraná
  • Romualdo Filho Universidade Federal do Paraná
  • Vinicius Pereira Universidade Federal do Paraná
  • Andreia Jesus Universidade Federal do Paraná
  • Alexander Robert Kutzke Federal University of Parana

Resumo


Este artigo apresenta um projeto de extensão universitária denominado 'Construindo Saberes através do Computador e Internet 1ª. edição'. O objetivo é destacar as atividades realizadas pelo grupo de trabalho 'Raciocinando com o Computador'. Este grupo propõe ensinar programação de computadores para crianças, a fim de aprimorar o raciocínio lógico delas e, com isso, auxiliar na prática de resolução de problemas e motivá-las para as atividades escolares que exigem esse tipo de habilidade.

Referências

Bell, T., Witten, I. H., Fellow, M. (2011) "Computer Science Unplugged: Ensinando Ciência da Computação sem o uso do computador". Tradução coordenada por Luciano Porto Barreto.

Gouws, L. A., Bradshaw, K., and Wentworth, P. (2013). Computational thinking in educational activities: an evaluation of the educational game light-bot. In Proceedings of the 18th ACM conference on Innovation and technology in computer science education, pages 10–15. ACM.

Jesus, A. et. al. (2016) Fundamentação e Proposta de um Projeto de Extensão: Construindo Saberes Através do Computador e internet. In: 7o. Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2016, Ouro Preto. 7o. Congresso Brasileiro de Extensão Universitária.

Jesus, A. (2006) "Experiências de um Projeto de Inclusão Digital: A Prática Pedagógica de Acadêmicos de Licenciatura em Computação", In: Anais do XXVI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, Campo Grande, MS.

Maloney, J., Resnick, M., Rusk, N., Silverman, B., and Eastmond, E. (2010). "The scratch programming language and environment". ACM Transactions on Computing Education (TOCE), 10(4):16.

Silva, A. M. (2003) "Os três pilares da Inclusão Digital". Revista Espaço Acadêmico – Ano III – no. 24 – ISSN 1519.6186.
Publicado
11/11/2019
ROSA, Alexandre; NAKONECZNY, Camilla; LUBKE, Claisa; IGARASHI, Gabriel; FILHO, Romualdo; PEREIRA, Vinicius; JESUS, Andreia; KUTZKE, Alexander Robert. Extensão Universitária: uma experiência com ensino de programação para crianças. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 25. , 2019, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 1199-1203. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.1199.