Ensino de Algoritmos e Lógica de Programação para Meninas no Ensino Básico

  • Maria Luiza Machado Silva Instituto Federal Catarinense
  • Diego Witt Instituto Federal Catarinense
  • Andreia Marini Instituto Federal do Paraná

Resumo


O artigo é voltado para a educação básica a fim de oferecer elementos para que mais estudantes meninas acessem determinadas áreas do conhecimento e, dessa maneira, possam interessar-se por áreas onde são minoria. A metodologia se baseia em rodas de conversa, oficinas e discussões com temas relacionados à introdução de algoritmos e lógica de programação. A atividade aplicada na oficina de programação se mostrou como uma forma de despertar o interesse das estudantes em uma área predominantemente masculina. As ações executadas visam incentivar e apoiar meninas das escolas públicas de São Bento Sul - SC, assim despertando o interesse em seguirem seus estudos nas áreas das Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática.

Referências

Barbosa, G. et al. (2018). Play(code): Uma proposta para estimular o aprendizado de Lógica de Programação. In: Anais do XXIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2018).

Mattos, F.; Ferreira, V.; Anacleto, J. (2016). O Ensino de Programação com Scratch e seu Impacto na Opção Profissional para Meninas. Anais do Xxvii Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2016), [s.l.], p.300-309, 7 nov. 2016. Sociedade Brasileira de Computação - SBC.

Oliveira L.C.; Ribeiro, G. G.; Machado, A. F. V. (2015).Introdução à Lógica de Programação Utilizando Robôs Educacionais para Crianças do Ensino Básico. In: SBC – Proceedings of SBGames 2015, Culture Track – Short Papers, ISSN: 2179-2259.

Silva, L.S.; Cavalcanti, E. R. (2018). Avaliação Experimental do Robomind no Ensino de Programação com Estudantes do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio. In: Anais do XXIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2018).

Souza, D.M.; Batista, M. H. da S. e Barbosa, E. F. (2016) "Problemas e Dificuldades no ensino e na Aprendizagem de Programação: Um mapeamento sistemático". Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 24, n. 1, p. 39-52.

Simon, B.; Hanks, B.; McCauley, R.; Morrison, B.; Murphy, L. e Zander, C. (2009) "Forme, programming is ...". In Proceedings of the fifth international workshop on Computing education research workshop (ICER’09) (Berkeley, CA, USA, August 10-11, 2009). 2009.

Wazlawick, R. S. (2016). História da Computação. 1. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2016. 584p.
Publicado
11/11/2019
SILVA, Maria Luiza Machado; WITT, Diego; MARINI, Andreia. Ensino de Algoritmos e Lógica de Programação para Meninas no Ensino Básico. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 25. , 2019, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 1204-1208. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.1204.