Análise do Projeto de Extensão de Inclusão Digital e Informática Educativa no Ensino Fundamental da Rede Pública

  • Maria Rafaelly Ferreira Alves Universidade Estadual da Paraíba
  • Ricardo de Sousa Farias Universidade Estadual da Paraíba
  • Kaique Rijkaard de Sousa Oliveira Universidade Estadual da Paraíba
  • Valter Medeiros Junior Universidade Estadual da Paraíba
  • Wanderley Pereira de Sousa Universidade Estadual da Paraíba
  • Jannayna Domingues Barros Filgueira Universidade Estadual da Paraíba

Resumo


O presente artigo aborda a experiência vivenciada pelos alunos de uma instituição de nível superior no projeto de extensão Inclusão Digital e Informática Educativa no Ensino Fundamental da Rede Pública. Tendo como objetivo, expor e problematizar o uso da informática pelos alunos de rede pública, expondo questões de inclusão digital, informática na educação e o uso de softwares educacionais. O projeto de extensão foi realizado nos municípios de Paulista, Pombal, São Mamede, e Teixeira do estado da Paraíba, visando a Inclusão Digital de alunos das escolas públicas.

Referências

Brezolin, F., et al. (2018) "Dispositivo IoT lúdico para monitoramento de variáveis ambientais: Uma experiência de aplicação no ensino fundamental", In: Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE). p. 91.

Castilho, L. B. (2018) "O uso da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) no processo de ensino e aprendizagem em cursos superiores", Projetos e Dissertações em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento, v. 4, n. 2.

Cavalcante, R. B., et al. (2017) "Inclusão digital e uso de tecnologias da informação: a saúde do adolescente em foco", Perspectivas em Ciência da Informação, 22(4), 3-21.

Filgueira, A. W. N., et al. (2016) "Linux Educacional–uma ferramenta a ser descoberta na rede pública", In: Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online.

Geraldi, L. M. A. e Bizelli, J. L. (2015) "Tecnologias da informação e comunicação na educação: conceitos e definições", Revista online de Política e Gestão Educacional, n. 18.

Gil, A. C. (1999) "Métodos e técnicas de pesquisa social", São Paulo: Atlas. Teixeira. É. A. (2017) "Os Impactos da Informática na Educação Infantil e na Sociedade".

Vizentin, C. et al. (2016) "A importância do letramento digital na escola e na sociedade e os seus diferentes conceitos".
Publicado
11/11/2019
Como Citar

Selecione um Formato
ALVES, Maria Rafaelly Ferreira; FARIAS, Ricardo de Sousa; OLIVEIRA, Kaique Rijkaard de Sousa; MEDEIROS JUNIOR, Valter; SOUSA, Wanderley Pereira de; FILGUEIRA, Jannayna Domingues Barros. Análise do Projeto de Extensão de Inclusão Digital e Informática Educativa no Ensino Fundamental da Rede Pública. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 25. , 2019, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 1214-1218. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.1214.