Possibilidade de desenvolvimento do Pensamento Computacional por meio do Code.Org: aplicado ao Ensino Fundamental (Anos Iniciais)
Resumo
Este trabalho analisa o desenvolvimento do Pensamento Computacional no Ensino Fundamental Anos Iniciais por meio de softwares que proporcionam o estudo dos conceitos da lógica de programação. Buscou-se na pesquisa observar as contribuições do Pensamento Computacional no processo de construção do conhecimento e aprendizagem na Educação Básica, sendo realizado uma pesquisa-ação, mediante atividades práticas que sistematizaram o aprendizado individual e coletivo dos alunos sobre os conceitos da lógica de programação. Os resultados obtidos mostram que é possível incluir o Pensamento Computacional no cotidiano escolar de maneira que desperte o interesse dos alunos, estimulado a uma aprendizagem tecnológica construtiva.
Referências
Franca, R. S., Silva,W. C., and Amaral, C. J. H. Ensino de Ciência da Computação na Educação Básica: Experiências, Desafios e Possibilidades, 2014.
MCT. Ministério da Ciência e Tecnologia. Sociedade da Informação no Brasil. Livro Verde, Tadao Takahashi (org.). Brasília, 2000. Disponível em: <http://livroaberto.ibict.br/bitstream/1/434/1/Livro%20Verde.pdf>. Acesso em: set. 2018.
Papert, S. Mindstorms: children, computers, and powerful ideas. Basic Books, Inc., New York, NY, USA, 1980.
SBC. Referenciais de Formação em Computação: Educação Básica, CSBC, Julho/2017. Disponível em: <http://www.sbc.org.br/files/ComputacaoEducacaoBasicaversaofinal-julho2017.pdf> Acesso em: fev, 2019.
Valente, José Armando. Computadores e Conhecimento: representando a educação. 2ª Ed., Campinas, SP: UNICAMP (NIED), 2018.
Vergara, Sylsia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
Wing, J. Computational Thinking. Communications of the ACM, vol. 49, n. 3, p. 33, 2006.