Simulador para prevenção e mitigação aos riscos de desastres utilizando realidade virtual
Resumo
As mudanças climáticas são apontadas como desencadeadoras de desastres naturais e vêm gerando problemas de ordem econômica, social e ambiental. Assim, este artigo tem como objetivo apresentar um aplicativo para apoiar a educação para a prevenção e mitigação aos riscos de desastres, o Pluvia, o qual permite simular a relação entre permeabilidade de terreno e intensidade de chuva. O simulador foi testado com 49 estudantes de uma rede pública municipal de educação básica de SC. Os resultados mostraram-se promissores uma vez que os estudantes conseguiram, em sua grande maioria, compreender os fenômenos simulados. Conclui-se que produtos educacionais para a prevenção e mitigação aos riscos de desastres tem potencial para despertar o interesse das gerações mais jovens sobre este problema.
Referências
MEDEIROS, A. B.; MENDONÇA, M. J. S. L.; SOUSA, G. L.; OLIVEIRA, I. P. Importância da educação ambiental na escola nas séries iniciais. Revista Faculdade Montes Belos, v. 4, n. 1, p. 1-17, 2011.
TORI, Romero; KIRNER, Claudio; SISCOUTO, Robson. Fundamentos e tecnologia de realidade virtual e aumentada. Porto Alegre: SBC, 2006.
TOZONI-REIS, M. F. DE C.; CAMPOS, L. M. L. Educação ambiental escolar, formação humana e formação de professores: articulações necessárias. Educar em Revista, Curitiba, n. 3, p. 145-162, 2014.
UNISDR. Como construir cidades mais resilientes -um guia para gestores públicos locais: Uma contribuição à Campanha Global 2010-2015 - Construindo Cidades Resilientes - Minha Cidade está se preparando! Genebra, Novembro de 2012.