A utilização de Repositórios de Objetos de Aprendizagem na Educação Infantil
Resumo
Este artigo é um recorte de uma dissertação de mestrado em andamento e traz um levantamento dos Repositórios de Objetos de Aprendizagem existentes e análise dos que possuem Objetos de Aprendizagem voltados para a Educação Infantil. Tem como base uma abordagem quali-quanti e utiliza como metodologia a pesquisa bibliográfica, a partir de uma análise exploratória. Suas considerações apontam que os Repositórios de Objetos de Aprendizagem são uma ferramenta que podem auxiliar o professor no planejamento, na inclusão e execução de atividades que envolvam as TDIC assim como na sua formação continuada.
Referências
Repositório de Jogos Educacionais para o Ensino de Gerenciamento de Projetos. In: 2º Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE) 24º Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE).
Brasil. Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Ministério da Educação, 1996.
Brasil. Base Nacional Comum Curricular - BNCC. Ministério da Educação. (2017). Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em 26 de jun. 2019.
Ieiri, A. e Braga, J. Problemas de Usabilidade em Repositórios de Objetos de Aprendizagem a partir de Estudos Primários (2015). In: Anais do 26º Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), Disponível em: http://www.br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/5350/3713. Acesso em 16 de jul de 2019
Indalécio, Anderson B.; Ribeiro, Maria da Graça M. (2017). Gerações Ze Alfa: os novos desafios para a educação contemporânea. Revista UNIFEV: Ciência & Tecnologia 2. Disponivel em: http://periodicos.unifev.edu.br/index.php/RevistaUnifev/article/view/234 Acesso em 25 de maio de 2019.
Machado, Lisandro L.; Silva, Juliano T. (2005). Objeto de aprendizagem digital para auxiliar o processo de ensino-aprendizagem no Ensino Técnico em Informática. Novas Tecnologias na Educação, CINTED-UFRGS v 3 nº 2, Novembro. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/renote/article/view/13953/78 52. Acesso em 08 de jul de 2019.
Sá Filho, Clovis S.; Machado, Elian de Castro. (2003) O computador como agente transformador da educação e o papel do objeto de aprendizagem. Disponível em: http://www.abed.org.br/seminario2003/texto11.htm Acesso em 08 de jul de 2019.
Severiano, Antônio J. (2007). Metodologia do trabalho científico. 23º ed. rev. e atual. São Paulo: Cortez.