Oficinas de Aprendizagem Ativa de GNU/Linux em um Curso de Engenharia de Computação

  • Guilherme Wanderley Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Roberto Bittencourt Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Rodrigo Calumby Universidade Estadual de Feira de Santana

Resumo


É frequente que estudantes de cursos de graduação em computação não possuam a proficiência necessária no Sistema Operacional GNU/Linux e enfrentem dificuldades para migração. Este problema não é devidamente sinalizado pela comunidade, apesar de sua importância. Para solucionar este problema, foi realizada uma oficina de caráter introdutório ao Sistema Operacional GNU/Linux para estudantes de Engenharia da Computação, baseada em metodologias ativas de aprendizagem. Estas metodologias foram eficazes na motivação e aprendizado dos estudantes, como também na redução dos custos de preparo da oficina. Este artigo discorre sobre preparação e realização da oficina, apresenta os benefícios da abordagem e sugere melhorias e formas de acrescentar oficinas extracurriculares relevantes em outros contextos.

Referências

Alencar, A. F. (2007). A pedagogia da migração do software proprietário para o livre: uma perspectiva freiriana. Produção de terceiros sobre Paulo Freire; Série Dissertações.

Santos, A. C. T., Melo, B. K. A. S., Lima, D. F. S., Dantas, D. V., Santos, I. N., Silva, M. H. A., Praxedes, M. M. R., Silva, P. R., et al. (2017). Workshop de gnu/linux: incentivando o uso de softwares livres nos cursos de informática. In 25o Workshop sobre Educação em Computação (WEI 2017), volume 25. SBC.

Trevelin, A. T. C., Pereira, M. A. A., and de Oliveira Neto, J. D. (2013). A utilização da "sala de aula invertida" em cursos superiores de tecnologia: comparação entre o modelo tradicional e o modelo invertido "flipped classroom" adaptado aos estilos de aprendizagem. Revista de estilos de aprendizaje, 6(12).

Valente, J. A. (2014). Blended learning e as mudanças no ensino superior: a proposta da sala de aula invertida. Educar em Revista, (4):79–97.
Publicado
11/11/2019
Como Citar

Selecione um Formato
WANDERLEY, Guilherme; BITTENCOURT, Roberto; CALUMBY, Rodrigo. Oficinas de Aprendizagem Ativa de GNU/Linux em um Curso de Engenharia de Computação. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 25. , 2019, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 1284-1288. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.1284.