Oficinas de Aprendizagem Ativa de GNU/Linux em um Curso de Engenharia de Computação
Resumo
É frequente que estudantes de cursos de graduação em computação não possuam a proficiência necessária no Sistema Operacional GNU/Linux e enfrentem dificuldades para migração. Este problema não é devidamente sinalizado pela comunidade, apesar de sua importância. Para solucionar este problema, foi realizada uma oficina de caráter introdutório ao Sistema Operacional GNU/Linux para estudantes de Engenharia da Computação, baseada em metodologias ativas de aprendizagem. Estas metodologias foram eficazes na motivação e aprendizado dos estudantes, como também na redução dos custos de preparo da oficina. Este artigo discorre sobre preparação e realização da oficina, apresenta os benefícios da abordagem e sugere melhorias e formas de acrescentar oficinas extracurriculares relevantes em outros contextos.
Referências
Santos, A. C. T., Melo, B. K. A. S., Lima, D. F. S., Dantas, D. V., Santos, I. N., Silva, M. H. A., Praxedes, M. M. R., Silva, P. R., et al. (2017). Workshop de gnu/linux: incentivando o uso de softwares livres nos cursos de informática. In 25o Workshop sobre Educação em Computação (WEI 2017), volume 25. SBC.
Trevelin, A. T. C., Pereira, M. A. A., and de Oliveira Neto, J. D. (2013). A utilização da "sala de aula invertida" em cursos superiores de tecnologia: comparação entre o modelo tradicional e o modelo invertido "flipped classroom" adaptado aos estilos de aprendizagem. Revista de estilos de aprendizaje, 6(12).
Valente, J. A. (2014). Blended learning e as mudanças no ensino superior: a proposta da sala de aula invertida. Educar em Revista, (4):79–97.