Gamificação da Matemática no Instituto Federal do Amazonas

  • Gabriel Compto IFAM
  • Francisco Sena IFAM

Resumo


Este artigo tem por objetivo destacar a importância do desenvolvimento de jogos digitais para o processo de ensino e aprendizagem da Matemática. Os jogos digitais foram desenvolvidos utilizando conceitos de gamificação e a engine Unity 3D. Quatro jogos com temática educacional da Matemática foram desenvolvidos por alunos da 3ª série de Informática do IFAM Campus Tefé, o que trouxe novas oportunidades para uma área que encontra-se em crescimento.

Referências

Almeida, P. N. (2003). Técnicas e Jogos Pedagógicos. 6. Ed. Rio de Janeiro: Loyola.

Borges, S.S.; Reis, H.M.; Durelli, V.H.S.; Bittencourt, I.I.; Jaques, P.A.; Isotani, S. (2013). Gamificação Aplicada à Educação: Um Mapeamento Sistemático. In: XXIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Porto Alegre: SBC.

Brasil. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). (2016). Brasil no Pisa 2015: Análises e reflexões sobre o desempenho dos estudantes brasileiros. Brasília: Fundação Santillana, 2016.

Huizinga, J. (2000). Homo Ludens: vom Unprung der Kultur im Spiel. 4. Edi. São Paulo: PERSPECTIVA S.A.

Silva, K. C.; Costa, M. N. D. (2017). Jogos Digitas na Escola: a utilização como objetos de aprendizagem no ensino da matemática. In: CBIE 2017 - XXIII Workshop de Informática na Escola, 2017, Recife.
Publicado
11/11/2019
Como Citar

Selecione um Formato
COMPTO, Gabriel; SENA, Francisco. Gamificação da Matemática no Instituto Federal do Amazonas. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA, 25. , 2019, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 1299-1303. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.1299.