Uma tarefa Interdisciplinar sobre Sustentabilidade: desenvolvimento de uma WebQuest para promoção da Aprendizagem Significativa

  • Pablo Roberto Fernandes de Oliveira Universidade Estadual da Paraíba
  • Jucelio Santos Universidade Federal de Campina Grande
  • Rodrigo Costa Universidade Estadual da Paraíba
  • Rosangela de Araújo Medeiros Universidade Estadual da Paraíba/Universidade de São Paulo

Resumo


O objetivo deste artigo e analisar a utilização de uma WebQuest em uma atividade desenvolvida em sala de aula, através também da produção de um WebFind feita pelos alunos. O artigo apresenta sugestão e aplicação de uma tarefa em que o aluno é instigado a relacionar algumas disciplinas e associar informações diversas com seus conhecimentos. Como resultados, a WebQuest demonstrou ser um instrumento eficaz para trabalhar com as gerações digitais, pela forma de divulgar e discutir o assunto, fazendo com que os alunos sintam prazer em estar realizando uma pesquisa e produzindo um material em um espaço tão familiar e explorado por eles, como é a Internet.

Referências

Machado, R. C. (2007). Um software educativo de Exercício-e-prática como ferramenta no processo de alfabetização infanti. PhD thesis, Dissertação de Mestrado - Departamento de Engenharia Elétrica. Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia.

Messa, W. C. (2010). Utilização de ambientes virtuais de aprendizagem-avas: a busca por uma aprendizagem significativa. Revista brasileira de aprendizagem aberta e a distância, 9(1):1–49.

Oliveira, P. R. F. (2014). A webfind como resposta a webquest: Trabalhando como nativo digital na cibercultura, trabalho de conclusao de curso – licenciatura em computação. universidade estadual da paraíba, patos.
Publicado
11/11/2019
Como Citar

Selecione um Formato
OLIVEIRA, Pablo Roberto Fernandes de; SANTOS, Jucelio; COSTA, Rodrigo; MEDEIROS, Rosangela de Araújo. Uma tarefa Interdisciplinar sobre Sustentabilidade: desenvolvimento de uma WebQuest para promoção da Aprendizagem Significativa. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 25. , 2019, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 1304-1308. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.1304.