Proposta do Uso de Múltiplos Recursos para o Ensino de Pensamento Computacional no Ensino Fundamental II: Um Relato de Experiência

  • Oto Assunção Universidade Federal de Minas Gerais
  • Nathalia Braga Universidade Federal de Minas Gerais
  • Raquel Prates Universidade Federal de Minas Gerais
  • Elaine França Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo


As competências do Pensamento Computacional (PC) são essenciais nos dias de hoje. Existem diversas ferramentas e atividades que educadores podem usar para estimular o desenvolvimento destas habilidades. Este trabalho relata uma experiência de ensino do PC para 16 alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. Segundo a percepção dos alunos, a experiência foi positiva e as ferramentas e atividades foram divertidas e fáceis de serem feitas e entendidas.

Referências

Braga, L. V. et al. (2018). Programchildren: Levando tecnologia para crianças de uma escola pública. In XXIV WIE, page 295.

Carlos, L. et al. (2018). Um relato de experiência da escola de verão de programação para crianças. In XXIV WIE, page 41.

de Castro Salgado, L. C. et al. (2011). On the epistemic nature of cultural viewpoint metaphors. In X IHC & V CLIHC, pages 23–32.

Duarte, K. et al. (2017). Abordagem para o ensino da lógica de programação em escolas do ensino fundamental ii atraves da ferramenta scratch 2.0. In XXIII WIE, page 175.

Heintz, F. et al. (2016). A review of models for introducing computational thinking, computer science and computing in k-12 education. In FIE.

MEC (2018). Base nacional comum curricular. Ministerio da Educação. Acessado em: 17-07-2019.

Neto, M. et al. (2018). Robótica educacional uma ferramenta para ensino de lógica de programação no ensino fundamental. In XXIV WIE, page 315.

Santos, P. C. et al. (2018). A mapping study of computational thinking and programming in brazilian k-12 education. In 2018 FIE, pages 1–8.

SBC (2017). Referenciais de formação em computação: Educação básica. Acessado em: 14-07-2019.

SBC (2019). Diretrizes para ensino de computação na educação básica. Acessado em: 15-07-2019.

Wing, J. (2006). Computational thinking. Communications of the ACM, pages 33–35.
Publicado
11/11/2019
ASSUNÇÃO, Oto; BRAGA, Nathalia; PRATES, Raquel; FRANçA, Elaine. Proposta do Uso de Múltiplos Recursos para o Ensino de Pensamento Computacional no Ensino Fundamental II: Um Relato de Experiência. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 25. , 2019, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 1309-1313. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.1309.