Chatbots e Alunos do Ensino Médio: É possível estabelecer uma conexão?

  • Ana Cristina Costa UFRJ
  • Alice Alves Franco SEEDUC-RJ
  • Ana Cláudia Cabral Baruk - Tecnologias & Chatbots
  • Carlos Alexandre Chacon Caetano LIpE/UFRJ
  • Felipe de Jesus Araújo da Conceição LIpE/UFRJ
  • Ricardo Jullian UFRJ
  • Tereza Cristina Moraes do Nascimento SEEDUC/RJ

Resumo


O presente trabalho apresenta um estudo de caso, a partir de um curso de introdução à lógica de programação e outro de Inteligência Artificial que foram oferecidos à alunos do Ensino Médio numa escola pública de periferia, da Rede Estadual de Educação do Rio de Janeiro, e seus desdobramentos. As metodologias ativas são propostas que cabem muito bem ao ensino de lógica de programação e inteligência artificial utilizando chatbot. Assim, os alunos puderam desenvolver habilidades para solucionar problemas dentro da comunidade escolar utilizando conhecimentos oriundos da Inteligência artificial, desenvolvendo chatbot.

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Publicado
11/11/2019
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COSTA, Ana Cristina; FRANCO, Alice Alves; CABRAL, Ana Cláudia; CAETANO, Carlos Alexandre Chacon; CONCEIÇÃO, Felipe de Jesus Araújo da; JULLIAN, Ricardo; NASCIMENTO, Tereza Cristina Moraes do. Chatbots e Alunos do Ensino Médio: É possível estabelecer uma conexão?. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA, 25. , 2019, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 1319-1323. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.1319.