FuscaMakers! Levando a cultura maker para a escola pública

  • Carmen Sforza UDE
  • Cristiane Samária PUC-SP
  • Rubens Saito Handmakers

Resumo


Este estudo apresenta um projeto empírico de uma disciplina eletiva com uma proposta de eletrônica maker para desenvolver a fluência tecnológica dos alunos. O trabalho foi desenvolvido para uma turma de 45 alunos do ensino médio, em uma escola pública da zona norte da capital de São Paulo. O principal desafio foi ministrar aulas para uma turma com muitos alunos, em uma escola na qual não havia infraestrutura e os recursos eram escassos. Para responder a estes desafios utilizamos as metodologias ativas ensino híbrido e ensino baseado em projetos, introduzidas como suporte às tecnologias digitais e imersivas. Os resultados parciais mostraram que essas metodologias permitiram suprir os desafios, que comumente se apresentam nas escolas públicas.

Referências

ÁVILA, C., et al. (2017). O Pensamento Computacional por meio da Robótica no Ensino Básico - Uma Revisão Sistemática. In Anais do SBIE 2017, pag. 82-91.

BRASIL. (2017) Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília. MEC/Secretaria de Educação Básica.

MATTAR, J. (2017) Metodologias ativas: para a educação presencial, blended e a distância. São Paulo: Artesanato Educacional.

PAPERT, S.(1985) Logo: Computadores e Educação. São Paulo: Editora Brasiliense.

__________. (2007) A Máquina das Crianças: Repensando a escola na era da informática (edição revisada). Nova tradução, prefácio e notas de Paulo Gileno Cysneiros. Porto Alegre, RS. Artmed.

RESNICK, M. (2017) Lifelong Kindergarten. Cultivating Creativity through projects, Passion, Peers and Play. MIT Press.

SILVA, C. S. G. e SFORZA, M. C. G. (2019) Creando material educativo: innovación, Arduino y movimiento maker. Cuadernos De Documentación Multimedia, 30, 129-144, 2019. https://doi.org/10.5209/CDMU.62980.
Publicado
11/11/2019
SFORZA, Carmen; SAMÁRIA, Cristiane; SAITO, Rubens. FuscaMakers! Levando a cultura maker para a escola pública. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 25. , 2019, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 1344-1348. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.1344.