SETCOMP - Sistema Especialista para Avaliação Ergonômica do Posto de Trabalho com uso do Computador

  • James Marcelo Schulz UNISC
  • Roberta Francine Schmachtenberg UNISC
  • Rejane Frozza UNISC
  • Marcia Kniphoff da Cruz UNISC

Resumo


Este artigo relata o processo de desenvolvimento de um Sistema Especialista (SE) para avaliação ergonômica do posto de trabalho com uso do computador, denominado SETCOMP. O SE foi desenvolvido com auxílio da ferramenta Expert SINTA, que utiliza técnicas de Inteligência Artificial para o raciocínio lógico. Entre as etapas de desenvolvimento do SE, se destaca a etapa de representação do conhecimento, que viabiliza a modelagem do conhecimento humano para uma base de conhecimento computacional. Os resultados descrevem o processo de validação do SE. A conclusão discute as facilidades e dificuldades enfrentadas pelos autores/desenvolvedores.

Referências

Associação Brasileira de Ergonomia (ABERGO). O que é ergonomia. Disponível em: <http://www.abergo.org.br/internas.php?pg=o_que_e_ergonomia>. Disponível em: 04 maio 2019.

NR 17 - Ergonomia. Ministério do Trabalho e Emprego. Brasília: Ministério do Trabalho e Emprego, 2002. Disponível em: <http://www.guiatrabalhista.com.br/legislacao/nr/nr17.htm>. Acesso em: 04 maio 2019.

Iida, Itiro; BUARQUE, Lia. Ergonomia: projeto e produção. Editora Blucher, 2016. Rezende, Solange. O. Sistemas Inteligentes: fundamentos e aplicações. Barueri, São Paulo: Manole, 2003.

Wermuth, Silvia Letícia Pozzebon. Modelagem matemática e computacional de um sistema de apoio à decisão na indústria. 2007. Disponível em: <https://repositorio.unisc.br/jspui/handle/11624/310>. Acesso em: 01 maio 2019.

Weber, Rosina de Oliveira et al. Sistema especialista difuso para análise de crédito. 1993.

Wisner, Allan. Por dentro do trabalho. Ergonomia: método e técnica. São Paulo, FTD/Oboré. 1987. 4. In: II Workshop Gestão Integrada: Risco e Sustentabilidade, São Paulo.
Publicado
11/11/2019
Como Citar

Selecione um Formato
SCHULZ, James Marcelo; SCHMACHTENBERG, Roberta Francine; FROZZA, Rejane; CRUZ, Marcia Kniphoff da. SETCOMP - Sistema Especialista para Avaliação Ergonômica do Posto de Trabalho com uso do Computador. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 25. , 2019, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 1349-1353. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.1349.