Circuito de quatro estações aplicando a computação desplugada
Resumo
Com o objetivo de introduzir o pensamento computacional no ensino fundamental, o projeto de extensão criou um circuito com quatro estações contendo atividades relacionadas ao pensamento computacional. Como algumas escolas não possuíam laboratório até o momento da aplicação do circuito, decidiu-se trabalhar com a computação desplugada. O circuito foi aplicado em cinco turmas de duas escolas diferentes. Após todas as atividades lúdicas realizadas, percebeu-se que as crianças conseguiram desenvolver algumas das habilidades do pensamento computacional.
Referências
de Paula, B. H., Valente, J. A., e Burn, A. (2014). O uso de jogos digitais para o desenvolvimento do currículo para a educação computacional na inglaterra. Currículo sem Fronteiras, 14(3):46–71.
Guarda, G., Gonçalves, C. D. S., Cunha, L. R. R., e Goulart, I. (2018). O circuito quatro desafios: Atividade lúdica apoiada pelo pensamento computacional. In Anais dos Workshops do VII Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2018). Brazilian Computer Society (Sociedade Brasileira de Computação - SBC).
Nishida, T., Kanemune, S., Idosaka, Y., Namiki, M., Bell, T., e Kuno, Y. (2009). A cs unplugged design pattern. SIGCSE Bull., 41(1):231–235.
Wing, J. M. (2006). Computational thinking. Commun. ACM, 49(3):33–35.
Zanetti, H., Borges, M., e Ricarte, I. (2013). Proposta de atividades para o desenvolvimento do pensamento computacional no ensino fundamental. In Anais do XXVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2013). Sociedade Brasileira de Computação - SBC.
Zanetti, H., Borges, M., e Ricarte, I. (2016). Pensamento computacional no ensino de programação: Uma revisão sistemática da literatura brasileira. In Anais do XXVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2016). Sociedade Brasileira de Computação - SBC.