E-PBL: Ferramenta de Apoio ao aprendizado e uso da metodologia de Aprendizado Baseado em Problemas

  • Letícia de Almeida Universidade do Estado do Pará
  • Marcos Paulo Rolim UEPA
  • Rodrigo da Silva UEPA
  • Anderson Costa UEPA

Resumo


Este artigo tem como foco a especificação e desenvolvimento de uma ferramenta de apoio à aplicação e aprendizado da metodologia ativa de Aprendizado Baseado em Problemas, e tem por objetivo principal ser um meio facilitador do aprendizado, e incentivar o uso dessa metodologia. No decorrer deste trabalho foi desenvolvido um fluxograma contendo as principais atividades da metodologia. Após a identificação das características da metodologia foram aplicadas técnicas da Engenharia de Software para a modelagem do sistema e desenvolvimento do sistema resultante deste trabalho.

Referências

BARROS, F. L. F.; BITTENCOURT, R. A.; GONÇALVES, M. D.; SOUZA, S. M. (2017). Percepções Sobre Metodologias Ativas de Aprendizagem de Programação no Ensino Profissionalizante. Disponível em <http://www.brie.org/pub/index.php/wcbie/article/view/7502 >. Acesso em: 30 jun. 2019.

BERBEL, N. A. N. (1998). A problematização e a aprendizagem baseada em problemas: diferentes termos ou diferentes caminhos? Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/icse/v2n2/08.pdf>

FARIAS, G.; FARIAS, N. M. M. Brito.; SPANHOL, F. J.; SOUZA, M. V. (2018). Moodle como Ferramenta de Suporte a PBL em Rede: Uma Revisão Sistemática. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/326644594_Moodle_como_Ferramenta_de_Suporte_a_PBL_em_Rede_Uma_Revisao_Sistematica>

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. Ed. – reimpr. – São Paulo: Atlas, 2007. Disponivel em <https://professores.faccat.br/moodle/pluginfile.php/13410/mod_resource/content/1/como_elaborar_projeto_de_pesquisa_-_antonio_carlos_gil.pdf>.

GUEDES, L. R.; PATERNO, A. S. (2018). BrC: Proposta de uma Biblioteca em Português para Ensino de Programação em Linguagem C. Workshop sobre Educação em Computação (WEI_CSBC), v. 26, n. 1/2018. ISSN 2595-6175. Disponível em: <http://portaldeconteudo.sbc.org.br/index.php/wei/article/view/3523>. Acesso em: 2018.

RIBEIRO, A. L.; BITTENCOURT, Roberto A.; SANTANA, Bianca L. (2018). Análise da Motivação em um Estudo Integrado de Programação Baseado em PBL. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/325054705_Analise_da_Motivacao_em_um_Estudo_Integrado_de_Programacao_Baseado_em_PBL>

SOUZA, S. C.; DOURADO, L. (2015). Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP): Um método de Aprendizagem inovador para o Ensino Educativo. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2880>

WOODS, Donald R. Preparing for PBL. Hamilton, ON: McMaster University, 2003.
Publicado
11/11/2019
ALMEIDA, Letícia de; ROLIM, Marcos Paulo; SILVA, Rodrigo da; COSTA, Anderson. E-PBL: Ferramenta de Apoio ao aprendizado e uso da metodologia de Aprendizado Baseado em Problemas. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 25. , 2019, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 1399-1403. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.1399.