A Tecnologia Digital e o Ciclo Investigativo na Formação Docente sobre Conceitos Estatísticos

  • Elvis Melo UFRN
  • Carmélia Xavier UFRN
  • Clésia Nunes UFRN
  • Rodolfo Carvalho UFRN
  • Flávia Viana UFRN
  • Dennys Leite Maia UFRN

Resumo


O ensino de Estatística está relacionado a um contexto de produção de dados e a um ciclo investigativo. Com a ajuda das tecnologias digitais, esses processos são facilitados, mas demandam apropriação dos docentes. Este artigo tem o objetivo de analisar uma sequência de ensino baseada no ciclo investigativo que buscou integrar tecnologias digitais durante sua execução em processo formativo para o desenvolvimento profssional para professores que ensinam Matemática. Dentre os resultados, os docentes julgam signifcativa a integração das tecnologias na construção e aplicação de sequências de ensino.

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Publicado
11/11/2019
MELO, Elvis; XAVIER, Carmélia; NUNES, Clésia; CARVALHO, Rodolfo; VIANA, Flávia; MAIA, Dennys Leite. A Tecnologia Digital e o Ciclo Investigativo na Formação Docente sobre Conceitos Estatísticos. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 25. , 2019, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 1414-1418. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.1414.