A Tecnologia Digital e o Ciclo Investigativo na Formação Docente sobre Conceitos Estatísticos
Resumo
O ensino de Estatística está relacionado a um contexto de produção de dados e a um ciclo investigativo. Com a ajuda das tecnologias digitais, esses processos são facilitados, mas demandam apropriação dos docentes. Este artigo tem o objetivo de analisar uma sequência de ensino baseada no ciclo investigativo que buscou integrar tecnologias digitais durante sua execução em processo formativo para o desenvolvimento profssional para professores que ensinam Matemática. Dentre os resultados, os docentes julgam signifcativa a integração das tecnologias na construção e aplicação de sequências de ensino.
Referências
Carvalho, C. (2001). "Interacção entre pares: contributos para a promoção do desenvolvimento lógico e do desempenho estatístico no 7.º ano de escolaridade". Tese de Doutorado em Educação – Universidade de Lisboa, Lisboa, 2001.
Castro, J.; Castro-flho, J. A. (2012). "Projeto Um Mundo de Informações: integração de tecnologias digitais ao currículo escolar". In: Anais dos Workshops do CBIE 2012. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, v. 1., 2012, p. 1-10.
Cazorla, I. M.; Santana, E. (2010). "Do tratamento da informação ao letramento estatístico". Itabuna: Via Litterarum.
Gal, I. (2002). "Adult statistical literacy: meaning, components, responsibilities". International Statistical Review, v. 1, n. 70, p. 1-25.
Maia, D. L.; Castro Filho, J. A. (2017). "E quando Skype, Facebook e Whatsapp são usados em formação de professoras que ensinam Matemática?". Revista Tecnologias na Educação (TecEdu), v. 20, p. 1-20.
Oliveira, A.; Batista, S.; Nascimento, I.; Azevedo, D.; Lima, R.; Oliveira, N.; Maia, D. (2018). "Processo de desenvolvimento de uma ferramenta para elaboração de Planos de Aula de forma colaborativa". In: Anais do III Ctrl+E 2018. Fortaleza.
Skovsmose, O. (2008). "Desafos da Educação Matemática Crítica". São Paulo: Papirus.
Wild, C.; Pfannkuch, M. (1999). "Statistical Thinking in Empirical Enquiry". International Statistical Review, v.67, n.3, p.223-265, 1999.