Comunidade de Prática Lusobrasileira na Formação de Professores pela Recriação da Cultura Tecnológica

  • Adao Cambraia Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha
  • Uianes Rockenbach Biondo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha

Resumo


A comunidade de prática lusobrasileira tem o objetivo de analisar as características do processo formativo vivenciado que proporcionaram o Desenvolvimento Profissional Docente na recriação da cultura tecnológica. O texto foi desenvolvido fazendo uma análise de encontros de estudo coletivo (gravados e transcritos) com interação no ciberespaço. Ainda, para ilustrar o contexto brasileiro foi utilizado publicações de trabalhos. Para análise dos dados utilizamos a Análise Textual Discursiva, produzindo duas categorias interligadas, que trazem indícios de um desenvolvimento profissionalconjugado com a recriação da cultura tecnológica.

Referências

Cambraia, A. C. (2015). A presença da cultura informática nas escolas. In: Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, v. 23, p. 71-89.

Carr, W. and Kemmis, S. (1988). Teoría crítica de la enseñanza, Barcelona: Martins Roca.

Lang, A. M. R. (2016). O Desenvolvimento Do Conhecimento Pedagógico Tecnológico Do Conteúdo De Professores Do Ensino Fundamental. Dissertação de mestrado pela Universidade Estadual Paulista. UNESP. Orientado por: Fernando Jaime González.

Moraes, R. and Galiazzi, M. C. (2013), Análise Textual Discursiva, Ed. UNIJUÍ, 2th edition.

Portugal, D. G. E. (2017), "Probótica – Programação e Robótica no Ensino Básico – Linhas Orientadoras", http://www.erte.dge.mec.pt/sites/default/files/probotica_-_linhas_orientadoras_2017.pdf, March.

Sociedade Brasileira de Computação (SBC) (2017), "Referenciais de Formação em Computação: Educação Básica", http://www.sbc.org.br/documentos-dasbc/send/131-curriculos-de-referencia/1166-referenciais-de-formacao-emcomputacao-educacao-basica-julho-2017, March.
Publicado
11/11/2019
CAMBRAIA, Adao; BIONDO, Uianes Rockenbach. Comunidade de Prática Lusobrasileira na Formação de Professores pela Recriação da Cultura Tecnológica. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 25. , 2019, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 1419-1423. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.1419.