Comunidade de Prática Lusobrasileira na Formação de Professores pela Recriação da Cultura Tecnológica
Resumo
A comunidade de prática lusobrasileira tem o objetivo de analisar as características do processo formativo vivenciado que proporcionaram o Desenvolvimento Profissional Docente na recriação da cultura tecnológica. O texto foi desenvolvido fazendo uma análise de encontros de estudo coletivo (gravados e transcritos) com interação no ciberespaço. Ainda, para ilustrar o contexto brasileiro foi utilizado publicações de trabalhos. Para análise dos dados utilizamos a Análise Textual Discursiva, produzindo duas categorias interligadas, que trazem indícios de um desenvolvimento profissionalconjugado com a recriação da cultura tecnológica.
Referências
Carr, W. and Kemmis, S. (1988). Teoría crítica de la enseñanza, Barcelona: Martins Roca.
Lang, A. M. R. (2016). O Desenvolvimento Do Conhecimento Pedagógico Tecnológico Do Conteúdo De Professores Do Ensino Fundamental. Dissertação de mestrado pela Universidade Estadual Paulista. UNESP. Orientado por: Fernando Jaime González.
Moraes, R. and Galiazzi, M. C. (2013), Análise Textual Discursiva, Ed. UNIJUÍ, 2th edition.
Portugal, D. G. E. (2017), "Probótica – Programação e Robótica no Ensino Básico – Linhas Orientadoras", http://www.erte.dge.mec.pt/sites/default/files/probotica_-_linhas_orientadoras_2017.pdf, March.
Sociedade Brasileira de Computação (SBC) (2017), "Referenciais de Formação em Computação: Educação Básica", http://www.sbc.org.br/documentos-dasbc/send/131-curriculos-de-referencia/1166-referenciais-de-formacao-emcomputacao-educacao-basica-julho-2017, March.