Workshop de Inovação com Tecnologias Educacionais: Um Relato de Experiência

  • Elvis Melo UFRN
  • Adriana V. M. de Azevedo UFRN
  • Debora Azevedo UFRN
  • Dennys Leite Maia UFRN

Resumo


Este artigo tem o objetivo de relatar a formação de professores para o uso de tecnologias educacionais no âmbito de uma disciplina do curso de Bacharelado em Tecnologia da Informação com ênfase em Tecnologias Educacionais. Participaram da formação cerca de 80 professores da rede pública do estado do Rio Grande do Norte, limitação da capacidade física dos laboratórios reservados para a formação. Os professores participaram de oficinas sobre as ferramentas do Google sob perspectiva educacional e o uso dos smartphones na sala de aula, além de conhecer e se apropriar de plataformas educacionais online. A avaliação foi positiva e as próximas edições contarão com apoio de um grupo de pesquisa da universidade.

Referências

Alves, F. C. S.; Batista, A. A. M. (2016) A Influência Da Formação Docente Nas Práticas Pedagógicas Com O Uso Do Computador. In: Anais do Congresso Regional sobre Tecnologias na Educação (Ctrl+E 2016).

Arruda, J.; Siqueira, L. M. R. C.; Castro- Filho, J.A. (2016) O uso de tecnologias digitais na facilitação da emergência de zonas de desenvolvimento proximal em sala de aula. In: Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2016).

Araújo, G. G.; Silva, T. R.; Aranha, E. (2016) A Construção de Jogos Digitais na Escola: um Relato de Experiência na Formação de Professores. In: Anais do XXII Workshop de Informática na Escola (WIE 2016).

Farias, F. L. O. et al. (2018) Práticas Pedagógicas Colaborativas utilizando Ferramentas Digitais: Um Relato de experiência na formação de educadores. In: Anais do XXIV Workshop de Informática na Escola (WIE 2018).

UNESCO (2016) Os desafios do ensino de matemática na educação básica. – Brasília : UNESCO; São Carlos: EdUFSCar, 2016, 114 p.
Publicado
11/11/2019
Como Citar

Selecione um Formato
MELO, Elvis; AZEVEDO, Adriana V. M. de; AZEVEDO, Debora; MAIA, Dennys Leite. Workshop de Inovação com Tecnologias Educacionais: Um Relato de Experiência. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 25. , 2019, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 1424-1428. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.1424.