Tecnologias digitais e a prática docente: Como as metodologias ativas podem transformar a formação de professores

  • Juliana Arruda Universidade Federal do Ceará
  • José Aires de Castro Filho Universidade Federal do Ceará
  • Liliane Maria Ramalho Castro Siqueira Universidade Federal do Ceará
  • Rayssa Araújo Hitzschky Universidade Federal do Ceará

Resumo


Descreve as ações de um curso de formação, que teve como objetivo qualificar docentes de áreas diversas para o uso dos recursos digitais à luz de temas sustentáveis, relacionando a prática às metodologias ativas. A pesquisa é descritiva e qualitativa. Os dados foram analisados a partir da participação docente e de formulários do Google Drive. Os principais resultados apontam o interesse para o uso de novas metodologias, essencialmente as ativas.

Referências

Coetzee, S. A.; Schmulian, A. (2012) "A critical analysis of the pedagogical approach employed in an introductory course to IFRS". Issues in Accounting Education.

Lima, R. M. S; Maia, D. L (2018) "Revisão de Literatura com Suporte de Revisão Sistemática Sobre a Integração de TDICs no Ensino da Matemática". In: Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação – CBIE, Ceará.

Moran, J. (2013) "Mudando a educação com metodologias ativas." In: Souza, Carlos Alberto de; Morales, Ofélia Elisa Torres (org.). Coleção Mídias Contemporâneas. Disponível: <http://www2.eca.usp.br/moran/wpcontent/uploads/2013/12/mudando_moran>.Acesso em: 27 fev. 2018.

Nascimento, K. A. S.; Castro Filho, J. A. (2015) "Aprendizagem móvel e suas tecnologias: uma revisão sistemática da literatura". In: Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação. CBIE, p. 721.

Resta, P; Laferrière, T. (2007) "Technology in support of collaborative learning". Educational Psychology Review, v. 19, n. 1, p. 65-83.

Rodrigues, N. N. et al. (2011) "Tecnologias de Informação e Comunicação Aplicadas à Terceira Idade". Workshop de Informática na Escola. In: Congresso Brasileiro de Informática na Educação - CBIE, Aracaju.

Santiago, L. B. M. et al. (2016) "O uso das Tecnologias Digitais na busca da superação do analfabetismo". Workshop Sobre Tecnologias Móveis Na Educação. In: Congresso Brasileiro de Informática na Educação - CBIE, Uberlândia.
Publicado
11/11/2019
ARRUDA, Juliana; CASTRO FILHO, José Aires de; SIQUEIRA, Liliane Maria Ramalho Castro; HITZSCHKY, Rayssa Araújo. Tecnologias digitais e a prática docente: Como as metodologias ativas podem transformar a formação de professores. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 25. , 2019, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 1429-1433. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.1429.