Tecnologias digitais e a prática docente: Como as metodologias ativas podem transformar a formação de professores
Resumo
Descreve as ações de um curso de formação, que teve como objetivo qualificar docentes de áreas diversas para o uso dos recursos digitais à luz de temas sustentáveis, relacionando a prática às metodologias ativas. A pesquisa é descritiva e qualitativa. Os dados foram analisados a partir da participação docente e de formulários do Google Drive. Os principais resultados apontam o interesse para o uso de novas metodologias, essencialmente as ativas.
Referências
Lima, R. M. S; Maia, D. L (2018) "Revisão de Literatura com Suporte de Revisão Sistemática Sobre a Integração de TDICs no Ensino da Matemática". In: Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação – CBIE, Ceará.
Moran, J. (2013) "Mudando a educação com metodologias ativas." In: Souza, Carlos Alberto de; Morales, Ofélia Elisa Torres (org.). Coleção Mídias Contemporâneas. Disponível: <http://www2.eca.usp.br/moran/wpcontent/uploads/2013/12/mudando_moran>.Acesso em: 27 fev. 2018.
Nascimento, K. A. S.; Castro Filho, J. A. (2015) "Aprendizagem móvel e suas tecnologias: uma revisão sistemática da literatura". In: Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação. CBIE, p. 721.
Resta, P; Laferrière, T. (2007) "Technology in support of collaborative learning". Educational Psychology Review, v. 19, n. 1, p. 65-83.
Rodrigues, N. N. et al. (2011) "Tecnologias de Informação e Comunicação Aplicadas à Terceira Idade". Workshop de Informática na Escola. In: Congresso Brasileiro de Informática na Educação - CBIE, Aracaju.
Santiago, L. B. M. et al. (2016) "O uso das Tecnologias Digitais na busca da superação do analfabetismo". Workshop Sobre Tecnologias Móveis Na Educação. In: Congresso Brasileiro de Informática na Educação - CBIE, Uberlândia.