Glossário LV: Um Plugin de Avaliação por pares ao Glossário do Moodle

  • Manoel Fiuza Universidade Federal do Ceará
  • Gilvandenys Leite Sales IFCE
  • Monck Albuquerque IFBA
  • Eliana Leite Uminho

Resumo


Este artigo apresenta o plugin Glossário LV, bem como sua integração ao modelo de avaliação Learning Vector (LV). Aplicando conceitos de avaliação por pares como metodologia ativa, o plugin permite que o aluno possa avaliar, dividindo com o professor essa tarefa. O Glossário LV foi desenvolvido de forma a facilitar o processo de avaliação por meios de ícones e sua integração com o Moodle é bem simples. Como resultado foi obtido um plugin de avaliação que deixa de ser centrada apenas no professor e passa a contar com a avaliação pelos alunos.

Referências

Albuquerque, M., Sales, G. L., Rebouças Filho, P., and Medeiros, C. (2017). Avaliação da presencialidade em um fórum lv utilizando lógica fuzzy. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE), volume 28, page 1357.

Gonçalves, A. J. (2016). Forum p&r lv: avaliação formativa não-linear da aprendizagem aplicada ao lms moodle. Master’s thesis, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE.

Lima Junior, M. F., Sales, G. L., and Albuquerque, Monck Charles N. ans Leite, E. A. M. (2019). Plugin learning vectors aplicado à ferramenta glossário do moodle. In Anais dos Workshops do VIII Congresso Brasileiro de Informática na Educação (WCBIE).

Marinho, M. J. F. L., Cunha, J. L. L., Gonçalves, A. J., and Sales, G. L. (2016). Glossário hipertextual colaborativo lv. RENOTE, 14(1).

Mulligan, A., Hall, L., and Raphael, E. (2013). Peer review in a changing world: An international study measuring the attitudes of researchers. Journal of the American Society for Information Science and Technology, 64(1):132–161.

Prestes, P. A. N. (2011). Wiki-learning vectors ferramenta de avaliação da aprendizagem. Sales, G., Albuquerque, M. C., Paz, R. P., and Leite, E. A. (2019). Modelo learning vectors na avaliação formativa no ava moodle: de emoticons a gifs animados. Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, (E17):64–76.

Sales, G. L. (2010). Learning vectors (lv): um modelo de avaliação da aprendizagem em ead online aplicando métricas não-lineares. Tese de doutorado, Universidade Federal do Ceará-UFC.

Sales, G. L., Barroso, G. C., and Soares, J. M. (2012a). Learning vectors (lv): Um modelo de avaliação processual com mensuração não-linear da aprendizagem em ead online. Revista Brasileira de Informática na Educação, 20(1):60.

Sales, G. L., Leite, E. M., and Joye, C. R. (2012b). O sistema acadêmico lv: Avaliação em ead online implementada no ambiente virtual moodle. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, volume 1.
Publicado
11/11/2019
Como Citar

Selecione um Formato
FIUZA, Manoel; SALES, Gilvandenys Leite; ALBUQUERQUE, Monck; LEITE, Eliana. Glossário LV: Um Plugin de Avaliação por pares ao Glossário do Moodle. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 25. , 2019, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 1439-1443. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.1439.