Como as crianças estão se apropriando das Tecnologias Digitais na Primeira Infância?
Resumo
Este resumo descreve uma pesquisa de tese desenvolvida no Programa de de Pós-Graduação em Informática na Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que investigou sobre o uso e apropriação das tecnologias digitais e o modo com que crianças da faixa etária de 7 meses a 7 anos de idade percebem os atrativos oferecidos pelas tecnologias. A metodologia utilizada foi a aplicação de provas piagetianas e posteriormente a realização de provas com uso de recursos tecnológicos. Durante a pesquisa, foi possível observar que as tecnologias possibilitam à crianças perceber as coisas de modo mais fácil do que quando utilizado o material concreto.
Referências
CHAUDRON, Stéphane.Young (2015). Children (0-8) and Digital Technology: A qualitative exploratory study across seven countries. JRC Science and polyce reports.
DELVAL, Juan (2002). Introdução à prática do método clínico: descobrindo o pensamento das crianças. Porto Alegre: Artmed.
PIAGET, J. INHELDER, B (1985). O desenvolvimento das Quantidades Físicas na Criança: conservação e otimismo. Tradução de Christiano Monteiro Oiticica. 2 edição, Rio de Janeiro, Zahar; Brasília, INL.
PIAGET, J. SZEMINSKA (1975). A gênese do número na criança. Tradução de Christiano Monteiro Oiticica. 2ª ed. Rio de Janeiro, Zahar; Brasilia, INL.
ROGERS; Fred (2012). Technology and Interactive Media as Tools in Early Childhood Programs Serving Children from Birth through Age 8. Positions State Ment Adopt, Ed, January.