Como as crianças estão se apropriando das Tecnologias Digitais na Primeira Infância?

  • Patrícia Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Crediné de Menezes Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Lea Fagundes Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo


Este resumo descreve uma pesquisa de tese desenvolvida no Programa de de Pós-Graduação em Informática na Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que investigou sobre o uso e apropriação das tecnologias digitais e o modo com que crianças da faixa etária de 7 meses a 7 anos de idade percebem os atrativos oferecidos pelas tecnologias. A metodologia utilizada foi a aplicação de provas piagetianas e posteriormente a realização de provas com uso de recursos tecnológicos. Durante a pesquisa, foi possível observar que as tecnologias possibilitam à crianças perceber as coisas de modo mais fácil do que quando utilizado o material concreto.

Referências

CETIC, (2017). Pesquisa TIC Kids Online Brasil 2016 – Pesquisa sobre o uso de Internet por crianças e adolescentes no Brasil 2016. Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação. Org: Alexandre Barbosa. São Paulo.

CHAUDRON, Stéphane.Young (2015). Children (0-8) and Digital Technology: A qualitative exploratory study across seven countries. JRC Science and polyce reports.

DELVAL, Juan (2002). Introdução à prática do método clínico: descobrindo o pensamento das crianças. Porto Alegre: Artmed.

PIAGET, J. INHELDER, B (1985). O desenvolvimento das Quantidades Físicas na Criança: conservação e otimismo. Tradução de Christiano Monteiro Oiticica. 2 edição, Rio de Janeiro, Zahar; Brasília, INL.

PIAGET, J. SZEMINSKA (1975). A gênese do número na criança. Tradução de Christiano Monteiro Oiticica. 2ª ed. Rio de Janeiro, Zahar; Brasilia, INL.

ROGERS; Fred (2012). Technology and Interactive Media as Tools in Early Childhood Programs Serving Children from Birth through Age 8. Positions State Ment Adopt, Ed, January.
Publicado
11/11/2019
Como Citar

Selecione um Formato
SILVA, Patrícia; MENEZES, Crediné de; FAGUNDES, Lea. Como as crianças estão se apropriando das Tecnologias Digitais na Primeira Infância?. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 25. , 2019, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 1474-1478. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.1474.