SADLABI: Proposta de um Sistema de Apoio à Decisão para a gerência de Laboratórios de Informática

  • Cristovão Lima Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Hélio M. Júnior Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Soraya Medeiros Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Angélica Medeiros Universidade Federal do Rio Grande Do Norte

Resumo


A sociedade está cada vez mais conectada, e com isso, é necessário analisar o impacto do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICS) na educação. Neste sentido, o presente trabalho analisa os dados abertos sobre o acesso, uso e apropriação das TICs nas escolas do Brasil fornecidos pela CETIC e propõe a criação de um Sistema de Apoio à Decisão para auxiliar no processo de decisão referente a aplicação das TICs nas escolas brasileiras. Para tanto, esta pesquisa tem como objetivo traçar os requisitos necessários para o desenvolvimento do sistema, além de modelos de sistema e protótipos de tela que irão ajudar no desenvolvimento do SAD. Como resultado, são apresentados os artefatos que foram desenvolvidos.

Referências

Magalhães, H. F. and Cardoso, L. d. A. (2017). Análise de dados abertos sobre o ensino superior brasileiro.

Pereira, C. H. S. et al. (2018). Utilização do laboratório de informática no processo de ensino e aprendizagem de matemática.

Santos, P., Ferreira, R., and Miranda, P. (2017). Dados abertos educacionais: Uma revisão da literatura brasileira. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE), volume 28, page 11.

Sommerville, I. (2011). Engenharia de Software. 9. Pearson Prentice Hall, São Paulo.

Toledo, B. S. (2015). O uso de softwares como ferramenta de ensino-aprendizagem na educação do ensino médio/técnico no instituto federal de minas gerais. Projetos e Dissertações em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento, 4(2).
Publicado
11/11/2019
Como Citar

Selecione um Formato
LIMA, Cristovão; M. JÚNIOR, Hélio; MEDEIROS, Soraya; MEDEIROS, Angélica. SADLABI: Proposta de um Sistema de Apoio à Decisão para a gerência de Laboratórios de Informática. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 25. , 2019, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 1479-1483. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.1479.