A Extensão Universitária Contribuindo para o Uso Consciente, Seguro e Responsável das Tecnologias Digitais por Crianças e Adolescentes
Resumo
Este artigo descreve uma da atividade do projeto de extensão universitária ‘Construindo Saberes Através do Computador e Internet – 1ª. edição’. A atividade consiste em palestras sobre temas relacionados ao uso responsável das tecnologias digitais.
Referências
ABERGO (2019). Associação Brasileira de Ergonomia. Página Inicial. Disponível em: <http://www.abergo.org.br/> Acessado em: 17 de julho de 2019.
Camarada, M. A. F. A. (2014) Implicações Ergonômicas na utilização de computadores portáteis no setor dos moldes: Estudo comparativo entre computadores fixos e portáteis. Dissertação - Instituto Superior de Línguas e Administração de Leiria.
Gentil, F.M. et al (2011). Síndrome da Visão do Computador. Science in Health, v.2, n.1, p.64-66, jan-abril.
Gonçalves, N. (2015). Audição vira 'vítima' no mau uso das tecnologias. Jornal da Cidade.
Bauru 7 de junho. Disponível em: <https://www.jcnet.com.br/Geral/2015/06/audicaovira-vitima-do-mau-uso-das-tecnologias.html> Acessado em: 17 de julho de 2019.
Jesus, A. et. al. (2016) Fundamentação e Proposta de um Projeto de Extensão: Construindo Saberes Através do Computador e internet. In: 7o. Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2016, Ouro Preto. 7o. Congresso Brasileiro de Extensão Universitária.
Montag, C. et al. (2012). The Role of the CHRNA4 Gene in Internet Addiction. Journal of Addiction Medicine.
Pesquisa da Intel Revela Dados sobre Cyberbullying no Brasil (2015). Blog Cyberbullying na Escola. Disponível em: <https://cyberbullyingnaescola.blogspot.com/2015/07/pesquisa-da-intel-reveladados-sobre.html> Acessado em: 17 de julho de 2019.
Síndrome da Visão do Computador (2019). Revista Sulfashion. Disponível em: <https://www.revistasulfashion.com.br/noticia/sindrome-da-visao-do-computador>. Acessado em: 17 de julho de 2019.
Safernet (2019). Safernet Brasil. Página Inicial. Disponível em: <https://new.safernet.org.br/> Acessado em: 17 de julho de 2019.
Young, K. S. (1998). Caught in the net: How to recognize the signs of Internet addiction and a winning strategy for recovery. New York: John Wiley.
Camarada, M. A. F. A. (2014) Implicações Ergonômicas na utilização de computadores portáteis no setor dos moldes: Estudo comparativo entre computadores fixos e portáteis. Dissertação - Instituto Superior de Línguas e Administração de Leiria.
Gentil, F.M. et al (2011). Síndrome da Visão do Computador. Science in Health, v.2, n.1, p.64-66, jan-abril.
Gonçalves, N. (2015). Audição vira 'vítima' no mau uso das tecnologias. Jornal da Cidade.
Bauru 7 de junho. Disponível em: <https://www.jcnet.com.br/Geral/2015/06/audicaovira-vitima-do-mau-uso-das-tecnologias.html> Acessado em: 17 de julho de 2019.
Jesus, A. et. al. (2016) Fundamentação e Proposta de um Projeto de Extensão: Construindo Saberes Através do Computador e internet. In: 7o. Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2016, Ouro Preto. 7o. Congresso Brasileiro de Extensão Universitária.
Montag, C. et al. (2012). The Role of the CHRNA4 Gene in Internet Addiction. Journal of Addiction Medicine.
Pesquisa da Intel Revela Dados sobre Cyberbullying no Brasil (2015). Blog Cyberbullying na Escola. Disponível em: <https://cyberbullyingnaescola.blogspot.com/2015/07/pesquisa-da-intel-reveladados-sobre.html> Acessado em: 17 de julho de 2019.
Síndrome da Visão do Computador (2019). Revista Sulfashion. Disponível em: <https://www.revistasulfashion.com.br/noticia/sindrome-da-visao-do-computador>. Acessado em: 17 de julho de 2019.
Safernet (2019). Safernet Brasil. Página Inicial. Disponível em: <https://new.safernet.org.br/> Acessado em: 17 de julho de 2019.
Young, K. S. (1998). Caught in the net: How to recognize the signs of Internet addiction and a winning strategy for recovery. New York: John Wiley.
Publicado
11/11/2019
Como Citar
RODRIGUES, Adriana; NAKONECZNY, Camilla; MENDES, Leticia; RODRIGUES, Lucas; BORGES, Samara; JESUS, Andreia; KUTZKE, Alexander Robert.
A Extensão Universitária Contribuindo para o Uso Consciente, Seguro e Responsável das Tecnologias Digitais por Crianças e Adolescentes. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 25. , 2019, Brasília.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2019
.
p. 1484-1488.
DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.1484.