O Pensamento Computacional em Atividades de Ensino mediadas pelo Professor do Ensino Fundamental I: Um Estudo de Caso

  • Suéllen Martinelli Universidade Federal de São Carlos
  • Luciana Zaina Universidade Federal de São Carlos
  • Tiemi Sakata Universidade Federal de São Carlos

Resumo


Este trabalho apresenta um estudo de caso sobre práticas educativas voltadas a desenvolver o Pensamento Computacional em crianças. Essas atividades foram construídas e mediadas por docentes que atuam no Ensino Fundamental I de escolas públicas do interior do estado de . Com a aplicação de uma formação continuada para os professores participantes, foram coletados dados qualitativos e conduzida uma análise por meio da Teoria Fundamentada. Os resultados indicam três diferentes formatos de atividades que podem estimular o desenvolvimento das habilidades do Pensamento Computacional nos alunos do ensino básico. Essas habilidades são apontadas também na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Referências


Bandeira-de Mello, R. and Cunha, C. J. (2003). Operacionalizando o método da grounded theory nas pesquisas em estratégia: Técnicas e procedimentos de análise com apoio do software atlas/ti. Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração. 1-18.

Barcelos, T., Bortoletto, R., and Andrioli, M. (2016). Formação online para o desenvolvimento do pensamento computacional em professores de matemática. In Workshop de Ensino em Pensamento Computacional, Algoritmos e Programação, 1228-1237.

Charmaz, K. (2009). A construção da Teoria Fundamentada: Guia Prático para Análise Qualitativa. Bookman Editora.

de Melo Reis, F., Cristiano, F., Martins, D., and da Rocha, P. (2017). Pensamento computacional: Uma proposta de ensino com estratégias diversicadas para crianças do ensino fundamental. In Workshop de Informática na Escola, 638-647.

Ferreira, A. C. C., Melhor, A., Barreto, J. d. S., de Paiva, L. F., and Matos, E. (2015). Experiência prática interdisciplinar do raciocínio computacional em atividades de computação desplugada na educação básica. In Workshop de Informática na Escola,256-265.

França, R. and Tedesco, P. (2015). Desafios e oportunidades ao ensino do pensamento computacional na educação básica no brasil. In Workshop de Ensino em Pensamento Computacional, Algoritmos e Programação, 1464-1473.

Kalelioglu, F., Gülbahar, Y., and Kukul, V. (2016). A framework for computational thinking based on a systematic research review. Baltic Journal of Modern Computing, 4(3). 583-596.

Lazar, J., Feng, J. H., and Hochheiser, H. (2017). Research Methods in Human-Computer Interaction. 2 edition.

Leite, M. and da Silva, S. F. (2017). Redimensionamento da computação em processo de ensino na educação básica: O pensamento computacional, o universo e a cultura digital. In Workshop da Licenciatura em Computação, 804-813.

Martinelli, S. R., Zaina, L. A. M., and Sakata, T. C. (2018). O desenvolvimento do Pensamento Computacional em crianças por meio de Atividades de Ensino mediadas pelo Professor do Ensino Fundamental I: Um Estudo de Caso. Universidade Federal de São Carlos (UFSCar Sorocaba). Relatório Técnico no 004/2018.

Raabe, A., Metzger, J., Gomes, E., Vieira, M. V., Santana, A. L. M., Souza, F. T., Ramos, G., and Cucco, L. (2017). Características do pensamento computacional desenvolvidas em aprendizes do ensino médio por meio de atividades makers. In Workshop de Informática na Escola, 145-154.

Silva, V., da Silva, L. L., and França, R. (2017). Pensamento computacional na formação de professores: experiências e Desafios encontrados no ensino da computação em escolas públicas. In Workshop de Informática na Escola, 805-814.

Valente, J. A. (2016). Integração do pensamento computacional no currículo da educação básica: Diferentes estratégias usadas e questões de formação de professores e avaliação do aluno. In Revista e-Curriculum, 864-897.

Wing, J. M. (2006). Computational thinking. Communications of the ACM, 49(3):33–35.

Wing, J. M. (2014). Computational thinking benets society. 40th Anniversary Blog of Social Issues in Computing.

Publicado
28/10/2018
Como Citar

Selecione um Formato
MARTINELLI, Suéllen; ZAINA, Luciana; SAKATA, Tiemi. O Pensamento Computacional em Atividades de Ensino mediadas pelo Professor do Ensino Fundamental I: Um Estudo de Caso. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 24. , 2018, Fortaleza, CE. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 509-518. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2018.509.