Jogos digitais na escola: a utilização como objetos de aprendizagem no ensino da matemática

  • Katia da Silva UFERSA
  • Mylani Costa UFERSA

Resumo


A presente pesquisa relata a experiência do uso de jogos digitais e objetos de aprendizagem, como contribuição na prática docente de licenciandos em matemática e docentes de matemática de escolas pública, utilizando-os para potencializar o processo de ensino-aprendizagem, motivar os alunos a aprender e a dar mais significado ao seu conhecimento matemático. Como resultados pode-se citar o aumento da motivação dos alunos a participarem das aulas de matemática, a instrumentalização dos professores e dos licenciandos para a escolha e adoção de ferramentas apoio à aprendizagem e a melhoria de desempenho das referidas escolas no índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

Referências

ALONSO, A. S. M.(2001). O método e as decisões sobre os meios didáticos. In: SANCHO, J. M.(org). Para uma tecnologia educacional. Porto Alegre: ArtMed, p.72-96.

ALVES, L. (2008). Relações entre os jogos digitais e aprendizagem: delineando percurso. In: Educação, Formação & Tecnologias, vol. 1 (2), Novembro.

GRANDO, R. C. (2004). O jogo e a Matemática no contexto da sala de aula. São Paulo: Paulus, 115 p.

GRANDO, R. C. (2000). O conhecimento matemático e o uso de jogos na sala de aula. 224 p. Tese (Doutorado em Educação). Campinas: FE/UEC.

GRANDO, R. C. (1995). O Jogo e suas Possibilidades Metodológicas no Processo EnsinoAprendizagem da Matemática. Dissertação (Mestrado em Educação, subárea: Matemática). Campinas: UNICAMP.

MARCO, F. F. de. (2003). Estudo dos processos de resolução de problema mediante a construção de jogos computacionais de matemática no ensino fundamental. 140 p. Dissertação (Mestrado em Educação). Campinas: FE/UEC.

MARTINS, E. L.; SERRES, F. F.; BASSO, M. V. A.; WEIAND, V. L. (2009). Interação de recursos digitais e não-digitais no ensino de matemática nas séries iniciais. In: Encontro Gaúcho de Educação Matemática. Relato de Experiências. Ijuí: Unijui, junho.

MEIRA, L. (2010). Novos Caminhos para a Educação: cultura digital, jogos e divertimento eletrônico. In: Plug – Programa de Disseminação de Software Livre nas Escolas Públicas do Recôncavo da Bahia. Abril.

MOURA, M. O. (1994). A Séria Busca no Jogo: do lúdico na Matemática. In: A Educação Matemática em Revista. Revista da SBEM, ano 2, n.3.

SETZER, V. W. (2001). Meios eletrônicos e educação: uma visão alternativa. São Paulo: Escrituras Editora.

TAROUCO, L. M. R.; KONRATH, M. L. P.; CARVALHO, M. J. S. (2006). Formação de professores para produção e uso de objetos de aprendizagem. In: Novas tecnologias na educação. V. 4 Nº 1, Julho. Porto Alegre: CINTED-UFRGS.

WILLEY, D. A. (2002) Connecting learning objects to instructional design theory: A definition, a metaphor, and a taxionomy. Disponível em: <http://reusability.org/read/>. Acesso em (25/02/2011).
Publicado
27/10/2017
Como Citar

Selecione um Formato
SILVA, Katia da; COSTA, Mylani. Jogos digitais na escola: a utilização como objetos de aprendizagem no ensino da matemática. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 23. , 2017, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 21-30. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.21.