Modelo LADIR: Inovação no Ensino de Redes de Computadores
Resumo
Este trabalho apresenta um modelo de laboratório para o ensino de Redes de Computadores atípico que procura quebrar com os paradigmas de ensino. Busca promover, verdadeiramente, a inserção dos alunos e docentes em um ambiente real e prático e, com isso, se possibilita simular situações iguais as que eles encontrarão no mercado de trabalho. A disposição dos computadores, racks, recursos de áudio e vídeo, ativos e passivos de redes são organizados para causar um impacto visual nos usuários do ambiente para que o ensino de redes se torne cada vez mais atrativo e motivacional. Com isso, é possível unir o mundo, muitas vezes, abstrato de determinados conteúdos e imergir em um universo prático e real.
Referências
Comer, D. E. (2016) "Redes de Computadores e Internet". Bookman Editora, 6ª Edição.
Forouzan, B. A. (2009) "Comunicação de dados e redes de computadores". AMGH Editora, 4ª Edição.
Kurose, J. et al (2002). "ACM Workshop de SIGCOMM em Redes de Computadores: Designs Currículo e desafios educacionais". ACM SIGCOMM Computer Communications Review, v. 32, n. 5, n.p.
Tanenbaum, A. (2003). "Redes de computadores". Rio de Janeiro: Editora Campus. 4ª Edição.