Modelo LADIR: Inovação no Ensino de Redes de Computadores

  • André Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

Resumo


Este trabalho apresenta um modelo de laboratório para o ensino de Redes de Computadores atípico que procura quebrar com os paradigmas de ensino. Busca promover, verdadeiramente, a inserção dos alunos e docentes em um ambiente real e prático e, com isso, se possibilita simular situações iguais as que eles encontrarão no mercado de trabalho. A disposição dos computadores, racks, recursos de áudio e vídeo, ativos e passivos de redes são organizados para causar um impacto visual nos usuários do ambiente para que o ensino de redes se torne cada vez mais atrativo e motivacional. Com isso, é possível unir o mundo, muitas vezes, abstrato de determinados conteúdos e imergir em um universo prático e real.

Referências

Acosta, O., Reategui, E. e Behar, P. (2016). "Recomendação de conteúdo em um ambiente colaborativo de aprendizagem baseada em projetos". In: Workshop do Congresso Brasileiro de Informática na Educação – CBIE, Uberlândia, MG. Anais (on-line). Disponível: http://www.br-ie.org/pub/index.php/wcbie/article/view/6906/4780. Acesso em: 30/05/2017.

Comer, D. E. (2016) "Redes de Computadores e Internet". Bookman Editora, 6ª Edição.

Forouzan, B. A. (2009) "Comunicação de dados e redes de computadores". AMGH Editora, 4ª Edição.

Kurose, J. et al (2002). "ACM Workshop de SIGCOMM em Redes de Computadores: Designs Currículo e desafios educacionais". ACM SIGCOMM Computer Communications Review, v. 32, n. 5, n.p.

Tanenbaum, A. (2003). "Redes de computadores". Rio de Janeiro: Editora Campus. 4ª Edição.
Publicado
27/10/2017
Como Citar

Selecione um Formato
OLIVEIRA, André. Modelo LADIR: Inovação no Ensino de Redes de Computadores. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 23. , 2017, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 71-80. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.71 .