Relato de experiência com a Khan Academy em um curso técnico à distância

  • Raquel Leite Universidade Federal do Rio Grande
  • Vanessa Fialho Universidade Federal de Santa Maria

Resumo


Este trabalho apresenta a plataforma educacional Khan Academy e analisa qualitativamente sua exploração por meio dos alunos do Curso Técnico em Multimeios Didáticos ofertado à distância por uma instituição pública de ensino, no âmbito da disciplina Informática Aplicada à Educação. O método parte da pesquisa qualitativa por meio de levantamento de dados. Intentou-se evidenciar que os estabelecimentos de ensino, mesmo em circunstâncias de contingência de recursos materiais e financeiros, são capazes de explorar ideias e testar hipóteses por intermédio dos instrumentos computacionais.

Referências

Bogdan, R. e Biklen, S. (1994). "Características da investigação qualitative". In: Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, p.47- 51.

Gil, A. (2009). "Como elaborar projetos de pesquisa". http://wp.ufpel.edu.br/ecb/files/2009/09/Tipos-de-Pesquisa.pdf4, abril.

Maciel, M., Leite, R. e Passerino, L. (2012). "Cinco anos de Ceibal: a inclusão digital e suas mudanças nas comunidades fronteiriças". Anais do XVIII WIE, Rio de Janeiro.

Marteleto, R. (2001). "Análise de redes sociais: aplicação nos estudos de transferência da informação". Ciência da Informação, Brasília, v. 30, n. 1, p. 71-81.

Silveira, D. e Córdova, F. (2009). "A Pesquisa científica". http://www.ufrgs.br/cursopgdr/downloadsSerie/derad005.pdf, março.
Publicado
27/10/2017
LEITE, Raquel; FIALHO, Vanessa. Relato de experiência com a Khan Academy em um curso técnico à distância. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 23. , 2017, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 81-88. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.81.