Desafio de Programação para Meninas do Ensino Médio: Um Relato de Experiência
Resumo
Este artigo descreve, em linhas gerais, uma experiência realizada com alunas do ensino médio cujo o objetivo é aproxima-las da área de computação e do processo de desenvolvimento de tecnologia. Para atrair o interesse do público jovem, o Desafio de Programação foi desenvolvido em torno da criação de aplicativos para a plataforma Android. A metodologia aplicada e os resultados obtidos são compartilhados com a comunidade acadêmica por meio do presente artigo de modo que a experiência possa ser aprimorada e replicada.
Referências
DE FRANÇA, Rozelma Soares; DA SILVA, Waldir Cosmo; DO AMARAL, Haroldo José Costa. Despertando o interesse pela ciência da computação: Práticas na educação básica. In: Proceedings of International Conference on Engineering and Computer Education. 2013. p. 282-286.
DUTRA, S.; ELIAS, C.; DAL'LGNA, M.C. FABRIS, E.; SARAIVA, K. O conceito de competência e seus desdobramentos didático-pedagógicos. Disponível em: http://unisinos.br//formacao-docente/2015/01/Ensino-por-competencias-na-Unisinos.pdf. Acesso em 2/2/2017.
GOMES, Wesckley Faria, et al. "Incentivando meninas do ensino médio à área de Ciência da Computação usando o Scratch como ferramenta." In: Anais do Workshop de Informática na Escola (CBIE). Vol. 20. No. 1. 2014.
LIMA, Michelle Pinto. As mulheres na Ciência da Computação. Estudos Feministas, Florianópolis, 21(3): 496, setembro-dezembro, 2013.
MACIEL, C; BIM, S. A. (2016) Programa Meninas Digitais Ações para divulgar a Computação para meninas do ensino médio. In: Anais do Computer on the Beach 2016, Florianópolis, SC. pp.327-336, 2016.
RAMOS, Nadja et al. Ensino de programação para alunas de ensino médio: Relato de uma experiência. In: XXIII Anais do Workshop sobre Educação em Computação. 2015.
SANTOS, Elisângela Ribas et al. Estímulo ao Pensamento Computacional a partir da Computação Desplugada: uma proposta para Educação Infantil/Stimulus to computational thinking: a proposal for elementary school. Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa-RELATEC, v. 15, n. 3, p. 99-112, 2016.