SAMR.br: um modelo para análise de usos educativos de tecnologias da Era Digital.

  • Ricardo Nicolau Pontificia Universidade Catolica de Minas Gerais

Abstract


This paper presents the SAMR.br model as a tool for characterize personal and educational profiles of uses of digital technologies. SAMR.br is based on the SAMR model, used as theoretical reference to analyzing pedagogical practices in the Digital Age. This study investigates a group of elementary school and high school teachers from three private education school networks in Minas Gerais State. A quantitative design was used. Online questionnaire and Chi-Square were used as data collection instrument and analysis tool. The categories of the SAMR.br model satisfactorily characterize a profile of educational uses of digital technologies, providing a critical and reflexive approach in the introduction of these technologies in school.

References

Almeida, M. E. B. de, Prado, M. E. B. B. & Assis, M. P. (2012). O laptop na escola e o projeto de gestão integrada da tecnologia. In: XXIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, Rio de Janeiro, Anais eletrônicos... Congresso Brasileiro de Informática na Educação. Recuperado de: <http://br-ie.org/pub/index.php/wcbie/article/view/1913/1675>.

Araújo, M. M. S. de. (2007). O pensamento complexo: desafios emergentes para a educação on-line. Revista Brasileira de Educação, 12(36), set./dez., 515-529. Recuperado de: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v12n36/a10v1236.pdf>.

Brougère, G. & Ulmann, A. (Org.). (2012). Aprender pela vida cotidiana. Campinas, SP: Autores Associados.

CETIC.BR (2014). Pesquisa TIC educação 2013: pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e da comunicação no Brasil. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil. Recuperado de: <http://www.cetic.br/media/docs/publicacoes/2/tic-educacao-2013.pdf >.

CETIC.BR (2015). Pesquisa TIC educação 2014: Resumo pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e da comunicação no Brasil. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil. Recuperado de: <http://cetic.br/media/docs/publicacoes/2/TIC_Educacao_2014_livro_eletronico.pdf>.

CETIC.BR. (2016a). Pesquisa TIC domicílios 2015: pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e da comunicação no Brasil. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil. Recuperado de: <http://data.cetic.br/cetic/explore?idPesquisa=TIC_DOM>.

CETIC.BR. (2016b). Pesquisa TIC educação 2015: pesquisa sobre o uso de tecnologias de informação e da comunicação no Brasil. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil. Recuperado de: <http://data.cetic.br/cetic/explore?idPesquisa=TIC_EDU>.

Domingues, J. L., Toschi, N. S. & Oliveira, J. F. de. (2000). A reforma do Ensino Médio: A nova formulação curricular e a realidade da escola pública. Educação e Sociedade, (70), abr., 63-79. Recuperado de: <http://www.scielo.br/pdf/es/v21n70/a05v2170.pdf>.

Fantin, M. & Rivoltella, P. C. (Orgs.). (2012). Cultura digital e a escola: pesquisa e formação de professores. Campinas, SP: Papirus.

Freire, P. (1996). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra.

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira. (2009). Estudo exploratório sobre o professor brasileiro: Com base nos resultados do Censo Escolar da Educação Básica 2007. Brasília. Recuperado de: <http://portal. mec.gov.br/dmdocuments/estudoprofessor.pdf>.

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira. (2014). Censo escolar da educação básica 2013: resumo técnico. Brasília: INEP. Recuperado de: <link>.

Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. (1996, 23 de dezembro). Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Casa Civil, 1996.

Marconi, M. A. & Lakatos, E. M. (2010). Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas.

Marinho, S. P. P. (2006). Novas tecnologias e velhos currículos; já é hora de sincronizar. E-Curriculum. 2(1). Recuperado de:<http://www.pucsp.br/ecurriculum>.

Marinho, S. P. P., Nicolau R. M., Araújo, V. A. & Gonçalves, C. F. (2014). APP currículo, escola e mobilidade. In: XXV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, Dourados-MS, Anais... Workshop Congresso Brasileiro de Informática na Educação. Recuperado de http://www.br-ie.org/pub/index.php/wcbie/article/view/3234.

Marinho, S. P. P., Tárcia L., Enoque, C.F. de O. &Vilela, R. A. T. (2009). Oportunidades e possibilidades para inserção de interfaces Web 2.0 no currículo da escola em tempos de convergência de mídia. E-Curriculum, 4(2), jun. Recuperado de: <http://www.pucsp.br/ecurriculum>.

Ministério da Educação. (2000). Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino Médio. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf>.

Ministério da Educação. (2013). Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Brasília: SEB. Recuperado de: <link>.

Neves, C. M. de C. (2005). Pedagogia da autoria. Boletim Técnico do SENAC. 31(3), set./dez. Recuperado de:<http://www.bts.senac.br/index.php/bts/article/view/328/311>.

Nicolau R. M. (2017). Usos particular e educativo das tecnologias digitais de informação e comunicação pelo professor da educação básica na era digital: um estudo com base no modelo SAMR. (Dissertação de Mestrado). Belo Horizonte: Pontifícia Universidade Católica de MG, Programa de Pós-Graduação em Educação.

Postman, N. (1994). Tecnopólio: A rendição da cultura à tecnologia. São Paulo: Nobel.

Puentedura, R. R. (2006). Transformation, Technology, and Education. Recuperado de: <http://hippasus.com/resources/tte/>.

Silva, I. P. da & Mercado, L. P. P. (2013). Tendências pedagógicas no mundo contemporâneo: reflexões sobre a pedagogia da reprodução e a pedagogia da autoria. Revista EDaPECI, 13(2), mai./ago., pp. 234-261. Recuperado de: <http://www.seer.ufs.br/index.php/edapeci/article/view/1235/PDF>.

Silva Júnior, S. D. & Costa, F. J. (2014). Mensuração e escalas de verificação: uma análise comparativa das escalas de likert e frase completion. Revista brasileira de pesquisas de marketing, opinião e mídia, 15, out., 1-16. Recuperado de:<http://www.revistapmkt.com.br/Portals/9/Volumes/15/1_Mensuração e Escalas de Verificação: uma Análise Comparativa das Escalas de Likert e Phrase Completion.pdf >.

Tardif, Maurice. (2005). Saberes docentes e formação profissional. (5a. ed.) Petrópolis, RJ: Vozes.

Valente, J. A. (Org.). (1999). O computador na sociedade do conhecimento. Campinas, SP: UNICAMP/NIED. Recuperado de: <http://nied.unicamp.br/oea/pub/livro1/>.

Vygotsky, L. S. (1991). A formação social da mente. (4a ed.) São Paulo: Martins Fontes.
Published
2017-10-27
NICOLAU, Ricardo. SAMR.br: um modelo para análise de usos educativos de tecnologias da Era Digital.. In: WORKSHOP ON COMPUTING AT SCHOOL (WIE), 23. , 2017, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 155-164. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.155.