SAMR.br: um modelo para análise de usos educativos de tecnologias da Era Digital.

  • Ricardo Nicolau Pontificia Universidade Catolica de Minas Gerais

Resumo


Este trabalho apresenta o modelo SAMR.br, inspirado no modelo SAMR, como ferramenta para análise de práticas pedagógicas na Era Digital. Foram investigados usos particulares e educativos de TDIC por professores da Educação Básica de 21 unidades escolares do Ensino Fundamental I e II e Médio de três redes do ensino privado de Minas Gerais. Adotou-se delineamento quantitativo. Questionário online foi usado para coleta de dados e, na análise, estatística descritiva e teste qui-quadrado (p<0,05). Concluiu-se que as categorias do modelo SAMR.br (substituição, ampliação, modificação e redefinição), caracterizando um perfil de usos de TDIC, contribui para que se conduza de modo crítico e reflexivo a integração curricular das TDIC.

Referências

Almeida, M. E. B. de, Prado, M. E. B. B. & Assis, M. P. (2012). O laptop na escola e o projeto de gestão integrada da tecnologia. In: XXIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, Rio de Janeiro, Anais eletrônicos... Congresso Brasileiro de Informática na Educação. Recuperado de: <http://br-ie.org/pub/index.php/wcbie/article/view/1913/1675>.

Araújo, M. M. S. de. (2007). O pensamento complexo: desafios emergentes para a educação on-line. Revista Brasileira de Educação, 12(36), set./dez., 515-529. Recuperado de: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v12n36/a10v1236.pdf>.

Brougère, G. & Ulmann, A. (Org.). (2012). Aprender pela vida cotidiana. Campinas, SP: Autores Associados.

CETIC.BR (2014). Pesquisa TIC educação 2013: pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e da comunicação no Brasil. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil. Recuperado de: <http://www.cetic.br/media/docs/publicacoes/2/tic-educacao-2013.pdf >.

CETIC.BR (2015). Pesquisa TIC educação 2014: Resumo pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e da comunicação no Brasil. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil. Recuperado de: <http://cetic.br/media/docs/publicacoes/2/TIC_Educacao_2014_livro_eletronico.pdf>.

CETIC.BR. (2016a). Pesquisa TIC domicílios 2015: pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e da comunicação no Brasil. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil. Recuperado de: <http://data.cetic.br/cetic/explore?idPesquisa=TIC_DOM>.

CETIC.BR. (2016b). Pesquisa TIC educação 2015: pesquisa sobre o uso de tecnologias de informação e da comunicação no Brasil. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil. Recuperado de: <http://data.cetic.br/cetic/explore?idPesquisa=TIC_EDU>.

Domingues, J. L., Toschi, N. S. & Oliveira, J. F. de. (2000). A reforma do Ensino Médio: A nova formulação curricular e a realidade da escola pública. Educação e Sociedade, (70), abr., 63-79. Recuperado de: <http://www.scielo.br/pdf/es/v21n70/a05v2170.pdf>.

Fantin, M. & Rivoltella, P. C. (Orgs.). (2012). Cultura digital e a escola: pesquisa e formação de professores. Campinas, SP: Papirus.

Freire, P. (1996). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra.

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira. (2009). Estudo exploratório sobre o professor brasileiro: Com base nos resultados do Censo Escolar da Educação Básica 2007. Brasília. Recuperado de: <http://portal. mec.gov.br/dmdocuments/estudoprofessor.pdf>.

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira. (2014). Censo escolar da educação básica 2013: resumo técnico. Brasília: INEP. Recuperado de: <link>.

Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. (1996, 23 de dezembro). Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Casa Civil, 1996.

Marconi, M. A. & Lakatos, E. M. (2010). Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas.

Marinho, S. P. P. (2006). Novas tecnologias e velhos currículos; já é hora de sincronizar. E-Curriculum. 2(1). Recuperado de:<http://www.pucsp.br/ecurriculum>.

Marinho, S. P. P., Nicolau R. M., Araújo, V. A. & Gonçalves, C. F. (2014). APP currículo, escola e mobilidade. In: XXV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, Dourados-MS, Anais... Workshop Congresso Brasileiro de Informática na Educação. Recuperado de http://www.br-ie.org/pub/index.php/wcbie/article/view/3234.

Marinho, S. P. P., Tárcia L., Enoque, C.F. de O. &Vilela, R. A. T. (2009). Oportunidades e possibilidades para inserção de interfaces Web 2.0 no currículo da escola em tempos de convergência de mídia. E-Curriculum, 4(2), jun. Recuperado de: <http://www.pucsp.br/ecurriculum>.

Ministério da Educação. (2000). Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino Médio. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf>.

Ministério da Educação. (2013). Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Brasília: SEB. Recuperado de: <link>.

Neves, C. M. de C. (2005). Pedagogia da autoria. Boletim Técnico do SENAC. 31(3), set./dez. Recuperado de:<http://www.bts.senac.br/index.php/bts/article/view/328/311>.

Nicolau R. M. (2017). Usos particular e educativo das tecnologias digitais de informação e comunicação pelo professor da educação básica na era digital: um estudo com base no modelo SAMR. (Dissertação de Mestrado). Belo Horizonte: Pontifícia Universidade Católica de MG, Programa de Pós-Graduação em Educação.

Postman, N. (1994). Tecnopólio: A rendição da cultura à tecnologia. São Paulo: Nobel.

Puentedura, R. R. (2006). Transformation, Technology, and Education. Recuperado de: <http://hippasus.com/resources/tte/>.

Silva, I. P. da & Mercado, L. P. P. (2013). Tendências pedagógicas no mundo contemporâneo: reflexões sobre a pedagogia da reprodução e a pedagogia da autoria. Revista EDaPECI, 13(2), mai./ago., pp. 234-261. Recuperado de: <http://www.seer.ufs.br/index.php/edapeci/article/view/1235/PDF>.

Silva Júnior, S. D. & Costa, F. J. (2014). Mensuração e escalas de verificação: uma análise comparativa das escalas de likert e frase completion. Revista brasileira de pesquisas de marketing, opinião e mídia, 15, out., 1-16. Recuperado de:<http://www.revistapmkt.com.br/Portals/9/Volumes/15/1_Mensuração e Escalas de Verificação: uma Análise Comparativa das Escalas de Likert e Phrase Completion.pdf >.

Tardif, Maurice. (2005). Saberes docentes e formação profissional. (5a. ed.) Petrópolis, RJ: Vozes.

Valente, J. A. (Org.). (1999). O computador na sociedade do conhecimento. Campinas, SP: UNICAMP/NIED. Recuperado de: <http://nied.unicamp.br/oea/pub/livro1/>.

Vygotsky, L. S. (1991). A formação social da mente. (4a ed.) São Paulo: Martins Fontes.
Publicado
27/10/2017
Como Citar

Selecione um Formato
NICOLAU, Ricardo. SAMR.br: um modelo para análise de usos educativos de tecnologias da Era Digital.. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 23. , 2017, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 155-164. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.155.