Abordagem para o Ensino da Lógica de Programação em Escolas do Ensino Fundamental II através da Ferramenta Scratch 2.0

  • Kauê Duarte Universidade Estadual de Campinas
  • Tatiane Silveira Universidade Estadual de Campinas
  • Marcos Borges Universidade Estadual de Campinas

Resumo


Neste trabalho é proposto uma abordagem para a utilização do Scratch como ferramenta para o ensino-aprendizagem nas escolas. Apesar da crescente aplicação de jogos para educação, inserir estes temas nas escolas ainda é um desafio. O objetivo principal é estabelecer a importância de utilizar a lógica da programação para a solução de problemas cotidianos, presentes na vida de todo estudante. A abordagem foi aplicada em duas escolas buscando analisar sua aplicabilidade. Os resultados obtidos indicam uma melhora dos alunos em quesitos como lógica e matemática. A motivação dos alunos por trabalhar com jogos facilitou a aceitação desta abordagem.

Referências

Alves, L. e Bianchin, M. A. (2010). O jogo como recurso de aprendizagem. Revista Psicopedagogia, 27:282 – 287.

Andrade, R., Mendonça, J., Oliveira, W., Araujo, A. L., e Souza, F. (2016). Uma proposta de oficina de desenvolvimento de jogos digitais para ensino de programação. In Anais dos Workshops do V Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2016). Sociedade Brasileira de Computação SBC.

Castro, M. C., Werneck, V., e Gouvea, N. (2016). Ensino de matemática através de algoritmos utilizando jogos para alunos do ensino fundamental II. In Anais dos Workshops do V Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2016). Sociedade Brasileira de Computação SBC.

Collins, A. e Halverson, R. (2009). Rethinking Education in the Age of Technology: The Digital Revolution and Schooling in America. Teachers College Press, New York, NY, USA.

Silva, G. T., de Souza, J. L., e da Silva, L. A. M. (2016). Aplicação da ferramenta scratch para o aprendizado de programação no ensino fundamental i. In Anais dos Workshops do V Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2016). Sociedade Brasileira de Computação SBC.

Gee, J. (2004). What Video Games Have to Teach Us about Learning and Literacy. What Video Games Have to Teach Us about Learning and Literacy. Palgrave Macmillan.

Lab, M. (2013). Scratch 2.0. https://scratch.mit.edu. [Online; acessado 31-Maio2017].

Martins, L. (2016). Ensinando lógica de programação aplicada a robótica para alunos do ensino fundamental. In Anais do XXVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2016). Sociedade Brasileira de Computação SBC.

Matsuzaki, I. Y. e Borges, M. A. F. (2016). Ensino básico de programação para crianças e jovens com scratch. In XXIV Congresso de Iniciação Científica da Unicamp. Galoa.

Toffler, A. (1980). The Third Wave. Morrow.

Whitton, N. e Moseley, A. (2012). Using Games to Enhance Learning and Teaching: A Beginner's Guide. Routledge.
Publicado
27/10/2017
Como Citar

Selecione um Formato
DUARTE, Kauê; SILVEIRA, Tatiane; BORGES, Marcos. Abordagem para o Ensino da Lógica de Programação em Escolas do Ensino Fundamental II através da Ferramenta Scratch 2.0. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 23. , 2017, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 175-184. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.175.